casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Ganho de peso do bebê prematuro

Muitos pais novos muitas vezes sentem preocupação com o peso do bebê. A taxa na qual um recém-nascido ganha peso pode fornecer informações importantes sobre a saúde geral da criança. O ganho de peso pode ser uma preocupação ainda maior para os pais de bebês prematuros. Bebês nascidos prematuramente podem necessitar de cuidados especiais, inclusive na área de alimentação e nutrição. Acompanhar o ganho de peso do seu bebê pode ajudar a fornecer informações valiosas sobre a saúde dele.

Peso ao nascer

A maioria dos bebês a termo pesa entre 6 libras, 2 oz. e 9 libras, 2 oz. Bebês prematuros geralmente não pesam tanto quanto bebês nascidos a termo. Alguns bebês prematuros pesam menos de 2 quilos, enquanto outros podem pesar quase tanto quanto bebês nascidos a termo.

Bebês Prematuros

Bebês nascidos a termo são aqueles nascidos após a 37ª semana de gestação. Bebês nascidos antes de 37 semanas são prematuros. Com menos tempo para o desenvolvimento de seus sistemas, bebês prematuros podem apresentar complicações, incluindo dificuldades para ganhar peso.

Riscos

Dependendo do nível de prematuridade, os recém-nascidos podem ter problemas respiratórios e manter uma temperatura corporal adequada. Alguns prematuros requerem alimentação intravenosa ou tubos de alimentação para garantir que recebam quantidades adequadas de nutrientes.

Ganho de peso

Para recém-nascidos, o ganho de peso é um indicador de saúde. Embora a maioria dos recém-nascidos inicialmente perca um pouco de peso, o MedlinePlus recomenda que a maioria dos bebês prematuros comece a apresentar sinais de ganho de peso dentro de alguns dias após o nascimento. Bebês pequenos podem ganhar apenas 5g por dia, enquanto bebês prematuros maiores podem ter um ganho de peso diário em torno de 20g. Algumas unidades de terapia intensiva neonatais estabelecem requisitos mínimos de peso para os bebês atingirem antes da alta hospitalar, enquanto outras unidades medem a taxa média de ganho para determinar a prontidão de uma criança para a alta. Segundo a Academia Americana de Médicos de Família, muitas unidades neonatais exigem um ganho de peso médio de 20 a 30g por dia.

Considerações

Além do ganho de peso, outros fatores podem transmitir informações importantes sobre a saúde de Bebês prematuros. Outros sinais que indicam crescimento progressivo e maturidade contínua incluem a capacidade de manter uma temperatura corporal regular, a capacidade de se alimentar por via oral e a interrupção de certos medicamentos e tratamentos.