casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Desenvolvimento cerebral de um bebê de seis semanas

Pode não parecer que seu filho de seis semanas possa fazer muito, mas agora que ele está acordado por períodos mais longos, ele pode participar de atividades que ajudarão a desenvolver seu cérebro. Este desenvolvimento do cérebro, também conhecido como desenvolvimento cognitivo, envolve o uso de sua memória, linguagem e sentidos.

Por volta das seis semanas de idade, seu bebê pode se concentrar em objetos em movimento. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o foco de sua visão está mudando do canto dos olhos para o centro. Você pode notar que seu bebê prefere olhar para itens de alto contraste, como fotos em preto, branco e vermelho ou brinquedos. A melhora da visão dela está ajudando o desenvolvimento do cérebro dela, enquanto ela faz conexões sobre as coisas que ela pode ver.

Como o bebê ouve sons diferentes, como músicas, sinos de vento e pessoas falando, ele está aprendendo como distinguir o tom e o volume. Ele também está ouvindo como funcionam as conversas e o idioma, o que o levará a tagarelar nas próximas semanas. Com seis semanas de idade, ele pode até ser capaz de reconhecer o som da sua voz.

A memória do seu bebê está se desenvolvendo à medida que seu vínculo com você se fortalece. Se você está amamentando, ela pode reconhecer o cheiro do seu leite. Ela pode começar a antecipar outros eventos também, como chupar quando ela vê uma mamadeira ou um mamilo. Essas coisas são uma indicação de que seu cérebro está aprendendo a associar as coisas com os eventos.

Às seis semanas, seu bebê provavelmente está observando ativamente os objetos e as pessoas ao seu redor. Suas habilidades de observação estão ajudando-o a entender a linguagem corporal e melhorar sua memória. Ele pode começar a procurar coisas e rastrear propositalmente objetos, que são habilidades que o ajudarão a acalmar-se em um futuro próximo.

Incentivando o Desenvolvimento -

Para incentivar o desenvolvimento cognitivo de seu bebê, converse com ela com frequência. Quando ela faz sons de balbucio, repita seus sons e adicione palavras. Leia para ela todos os dias para mostrar a ela como funciona a linguagem e envolva-a em brincadeiras quando ela estiver acordada. Proporcionar muita atenção amorosa a ajudará a se desenvolver e se sentir segura.