casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Deficiência de proteína infantil

Embora a deficiência de proteína não seja um problema nutricional comum nos Estados Unidos, as crianças em países pobres sofrem mais comumente de deficiência de proteína, uma condição conhecida como kwashiorkor. Como a proteína é um macronutriente essencial na dieta de uma criança, uma deficiência pode ter consequências e efeitos graves para a saúde se não for tratada. Se você suspeitar que uma criança pode ser deficiente em proteínas, fale com o responsável ou médico da criança.

Sintomas

A proteína está presente em todos os tecidos do seu corpo. Isso significa que a falta de proteína na dieta de uma criança geralmente se manifesta em alterações físicas, como alterações na pigmentação da pele, perda de massa muscular, perda de cabelo ou erupção cutânea. Kwashiorkor também pode causar um abdômen alargado e alargado. Uma criança também pode experimentar um aumento da quantidade de doenças, porque a falta de proteína pode afetar a produção de imunoglobulinas, que ajudam a promover um sistema imunológico saudável. Isso pode fazer com que as infecções normalmente leves sejam mais graves.

Um número de testes pode ajudar a determinar se uma criança não tem proteína suficiente no sangue. Além de um exame físico e histórico alimentar, um médico pode realizar um exame de sangue. Este teste irá verificar se há baixo pH no sangue, baixo nível de proteínas no sangue e falta de ferro no sangue. Uma amostra de urina que revela baixa uréia na urina também pode indicar uma falta de proteína na dieta.

Implicações

Ter uma deficiência de proteína na dieta diária de uma criança pode ser prejudicial para o crescimento de uma criança. Embora a adição de calorias e proteínas extras possa ajudar a corrigir o kwashiorkor, isso deve ser realizado sob a supervisão de um médico e realizado durante um certo período de tempo, porque o corpo pode reagir negativamente a um aumento súbito de alimentos. Isso inclui altura e crescimento atrofiados, incluindo crescimento lento na função mental. Mesmo que a criança continue uma dieta saudável pelo resto de sua vida, a proteína perdida necessária para o crescimento pode ter efeitos de longo alcance. Implicações adicionais a longo prazo podem incluir intolerância à lactose, o que significa que a criança não pode digerir certos açúcares no leite.

Advertência

Em alguns casos, a deficiência proteica infantil pode ter uma causa subjacente grave, como abuso infantil ou negligência, de acordo com o MedlinePlus. Como esse é um problema grave de saúde, entre em contato com seu Child & Ramo de saúde do Serviço de Bem-Estar se uma criança está apresentando sintomas de deficiência proteica severa.