casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Problemas de tireóide infantil

A glândula tireóide está localizada na porção frontal do pescoço e produz um hormônio chamado tiroxina, ou T4. Este hormônio desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento das crianças. Qualquer distúrbio que afete essa glândula interfere no seu desenvolvimento ou impede que a produção de T4 possa ter um efeito devastador sobre a saúde e o desenvolvimento das crianças. Problemas de tiróide infantil podem se desenvolver antes ou depois do nascimento, com alguns que exigem tratamento ao longo da vida. O hipotireoidismo congênito, uma condição que faz com que o corpo produza níveis inadequados de hormônio tireoidiano, afeta cerca de um em cada 4.000 recém-nascidos , de acordo com o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas. Algumas crianças desenvolvem uma forma transitória de hipotireoidismo que desaparece durante a infância, explica o Hospital Infantil de Boston. Hipertireoidismo, ou uma glândula tireóide hiperativa, é raro em bebês e geralmente ocorre apenas se a mãe desenvolveu a condição antes ou durante a gravidez.

Sintomas

O Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas explica que os sintomas da tireóide problemas em bebês são muitas vezes sutis e podem não ser diagnosticados sem testes. Em casos de hipotireoidismo, os bebês podem apresentar pele pálida ou manchada, mostrar pouco interesse em comer, ficar freqüentemente com prisão de ventre e ter pressão arterial baixa, frequência cardíaca baixa ou mãos e pés frios. O crescimento pode ser lento, com muitos lactentes com hipotireoidismo apresentando ganho de peso e crescimento pobres desde o final da infância. Algumas crianças podem parecer letárgicas, chorar com pouca frequência e sentirem-se mal distraídas quando captadas. Ao longo do tempo, sinais de deficiência intelectual, língua aumentada e características faciais grossas podem aparecer, explica Merck.

Hipertiroidismo em crianças provoca uma alta taxa metabólica, respiração rápida e freqüência cardíaca, fome excessiva, irritabilidade e baixo ganho de peso . Algumas crianças desenvolvem olhos esbugalhados. Merck adverte que o hipertireoidismo pode interferir com a respiração, ou causar insuficiência cardíaca e morte.

Causas

A causa mais comum de problemas de tireóide em crianças é o crescimento inadequado da glândula tireóide durante a gravidez. Alguns bebês nascem sem uma glândula tireóide, e alguns problemas da tireóide decorrem da subestimulação da tireóide pela glândula pituitária. Em outros casos, a glândula tireóide em si não está danificada ou subdesenvolvida, mas ainda não produz hormônio tireoidiano suficiente. Hipotireoidismo transitório geralmente se desenvolve em resposta a medicamentos antitireoidianos maternos ou deficiência de iodo durante a gravidez.

O hipertireoidismo geralmente ocorre quando a mãe produz anticorpos durante a gravidez que estimulam a glândula tireoide a produzir hormônio tireoidiano extra. Esses anticorpos afetam a tireóide do bebê depois de atravessar a placenta.

Diagnóstico A maioria dos estados exigem que os recém-nascidos passem por um simples exame de sangue após o nascimento para checar as indicações de um distúrbio da tireoide. Se os resultados desse teste mostrarem um problema, ou se o médico do seu bebê suspeitar de um problema de tireoide, seu bebê precisará consultar um endocrinologista pediátrico para realizar testes adicionais. Um teste de captação da tireoide usa isótopos de iodo radioativo para mostrar como bem a glândula está funcionando, e uma radiografia da idade óssea pode mostrar a falta de maturidade óssea comumente associada a distúrbios da tireoide em bebês. Um teste de estimulação com TRH pode ajudar a detectar baixos níveis de TSH hipofisário para determinar se a estimulação hipofisária está afetando a tireoide de seu bebê. Níveis elevados de anticorpos estimulantes da tireoide e hormônio tireoidiano podem confirmar o diagnóstico de hipertireoidismo.

Os médicos tratam o hipotireoidismo com doses diárias de hormônio tireoidiano sintético. O hormônio sintético se comporta de maneira idêntica ao hormônio tireoidiano natural no organismo e não causa efeitos colaterais quando administrado em doses adequadas. Este medicamento está disponível em forma de comprimido que pode ser dissolvido ou triturado para bebês. O hipertireoidismo é tratado com medicamentos que retardam a produção do hormônio tireoidiano no organismo. O tratamento só é necessário até que os anticorpos da mãe desapareçam do sangue do bebê.

, , ] ]