casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Por que meu bebê não está ganhando peso?

Nos primeiros momentos da vida do seu bebê, os profissionais de saúde verificam cuidadosamente seu peso, duração e outras medidas críticas que ajudam a determinar sua saúde e desenvolvimento como um recém-nascido. O foco na altura e no peso continua nos próximos anos para garantir que o crescimento do seu filho continue normalmente. Infelizmente, algumas crianças lutam para comer o suficiente ou utilizam os nutrientes dos alimentos para ganhar peso. Tratar a causa subjacente do fraco ganho de peso do seu bebê pode levar seu bebê de volta ao normal crescimento e desenvolvimento.

Os bebês muitas vezes experimentam variações normais em seu ganho de peso, às vezes atingindo um patamar ou até mesmo "losing some weight at times.", 3, [[No entanto, se um bebê não ganhar peso por três meses consecutivos, seu médico pode diagnosticar uma condição geral conhecida como “falha em prosperar” e iniciar uma avaliação adicional para determinar a causa de seu ganho de peso lento. A avaliação pode incluir um exame físico completo, exames de sangue, raios-X e outros estudos diagnósticos.

Complicações de baixo ganho de peso

Problemas com ganho de peso geralmente entram em foco nos primeiros meses de vida, um período crucial no desenvolvimento do seu bebê. A má nutrição ou a ingestão calórica inadequada durante esse período podem afetar negativamente o desenvolvimento mental e físico de uma criança. Kids Health observa que o cérebro de um bebê cresce tanto durante o primeiro ano quanto durante o resto de sua vida, e uma nutrição inadequada pode limitar o desenvolvimento neurológico crucial, bem como o crescimento físico. As crianças desnutridas podem não sentar, andar, falar ou alcançar outros marcos do desenvolvimento na idade esperada.

Causas

A doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, pode causar irritação na garganta, o que a torna dolorosa de comer. Os bebês às vezes desenvolvem diarréia crônica causada por alergias ou infecções, o que limita sua capacidade de metabolizar nutrientes. A fibrose cística, a doença hepática crônica e a doença celíaca também diminuem a capacidade da criança de absorver nutrientes vitais, de acordo com a Kids Health. Uma intolerância à proteína do leite ou defeitos congênitos, como a fenda palatina, também podem limitar a capacidade de uma criança receber uma nutrição adequada. Às vezes, os pais restringem equivocadamente a quantidade que uma criança come, porque temem que a criança fique gorda ou não dê tempo suficiente ao bebê para terminar a fórmula.

O tratamento para bebês com baixo ganho de peso depende a causa. Às vezes, os terapeutas ocupacionais são consultados para ajudar seu bebê a superar problemas de deglutição, se for o caso. Um nutricionista pode fazer recomendações para as necessidades diárias de calorias do seu bebê. Seu bebê pode precisar de cirurgia se tiver uma anormalidade estrutural, como estenose pilórica, ou precisar de avaliação adicional e tratamento por um neurologista, gastroenterologista ou outro especialista. Condições médicas, como a fibrose cística, podem exigir medicação ou dietas especiais. Em casos extremos, um bebê pode precisar de hospitalização e alimentação por sonda.

Insight de Especialistas -

Converse com seu médico sobre quaisquer preocupações que você tenha com relação ao ganho de peso de seu bebê. No entanto, muitas coisas podem fazer com que o bebê ganhe peso mais lentamente. Bebês amamentados e mamadeiras, por exemplo, freqüentemente ganham peso em taxas diferentes durante o período neonatal, de acordo com a Kids Health. A genética também pode desempenhar papel - se você e seu cônjuge são magros, seu bebê pode não engordar tão rapidamente.