casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como disciplinar uma criança adotiva

Como pais adotivos, é importante disciplinar amorosamente seus filhos adotivos para ajudá-los a aprender as maneiras apropriadas de se comportar. O objetivo da disciplina é ensinar a criança a avaliar seu próprio comportamento e ajustá-lo de acordo. É importante não mostrar raiva ao seu filho adotivo ou tratá-lo injustamente. Lembre-se de que você está ensinando a ele lições que ele talvez não tenha aprendido com sua família biológica. Seja paciente e amoroso, ao mesmo tempo em que ministre disciplina de maneira consistente.

Explique as regras da casa quando seu filho adotivo chega em sua casa. Deixe a criança saber quais são as leis da terra e quais serão as conseqüências se as regras forem quebradas. Faça isso de maneira gentil e apropriada à idade, e não sobrecarregue a criança com uma longa lista de regras. Algumas regras simples e abrangentes, como "limpar sua bagunça" e "usar linguagem respeitosa", são melhores do que muitas regras sobre assuntos triviais.

Dê um aviso quando a criança começa a se comportar mal. Lembre-a da regra que ela começou a quebrar e dê a ela a chance de mudar seu comportamento.

Consistentemente e com naturalidade, impor as conseqüências declaradas quando a criança se comporta mal novamente . Não permita que a criança lhe fale de disciplina ou adquira o hábito de dar mais de uma chance. Consequências efetivas dependem da ofensa e da idade da criança e podem incluir tempos debitados, remoção de privilégios ou uma tarefa extra.

Evite o uso de punições que são proibidas pelo seu sistema de assistência social. . Estes incluem qualquer tipo de castigo corporal ou físico, negando à criança comida, crueldade, humilhação, abuso verbal e removendo o direito da criança de se comunicar com sua família natural.

Siga qualquer castigo com garantia de que você ainda se importa com a criança e um lembrete das regras. Discuta com ela como ela poderia ter evitado quebrar as regras e que ação melhor seria para a próxima vez.

Elogie a criança ao vê-lo se comportando de maneira apropriada. Se um determinado comportamento ou regra é um desafio para ele, considere dar a ele uma recompensa por lembrar o jeito certo de se comportar. Dê um bom exemplo para o seu filho adotivo, modelando o comportamento correto em situações semelhantes.

Dica

Enquanto recompensar uma criança que está lutando com bom comportamento pode ser eficaz, evite usar subornos para coagir as crianças a se comportarem bem. Dar a uma criança um adesivo toda vez que ela pedir suco por conta própria no jantar, por exemplo, é recompensá-la. Contar a ela enquanto ela está choramingando, "se você parar de choramingar, eu lhe darei um adesivo", é subornar e deve ser evitada.

Entre em contato com seu assistente social para aconselhamento e ajuda se o comportamento de seu filho adotivo não estiver respondendo. às suas técnicas de disciplina.