casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Estágios da formação de um bebê

A concepção ocorre quando duas células de reprodução sexual - os espermatozóides e o óvulo - se encontram para formar uma nova célula. Esta célula divide e divide novamente. A divisão continua até que um aglomerado de células seja formado. Esse processo biológico é o começo da vida e o primeiro estágio da formação de um novo bebê.

Zigoto

Um zigoto é o primeiro agrupamento de células que se torna um bebê. Os zigotos contêm cromossomos, pedaços de ácido desoxirribonucleico ou DNA circundados e controlados por proteínas. O DNA, muitas vezes referido como "os blocos de construção da vida", contém todas as informações que o corpo precisa para determinar características físicas, incluindo sexo, cabelo e cor dos olhos e outras características físicas. O zigoto tem 46 cromossomos, 23 de cada pai. Gêmeos idênticos são formados se o zigoto se divide; gêmeos fraternos ocorrem quando dois óvulos diferentes são fertilizados por dois espermatozóides separados, fato observado em "Ciência Biológica Volume Um: A Célula, Genética e Desenvolvimento".

Blastocisto

Cerca de três a cinco dias após a formação de um zigoto, todo o feixe de células viaja das trompas de Falópio, onde a concepção começou, para o útero. O zigoto se liga à parede uterina. Durante essa fase, algumas das células formam a placenta e o saco amniótico, enquanto outras continuam a formar o bebê.

Embrionário

Em aproximadamente a terceira semana de gravidez, o grupo de células entra em um estágio conhecido como o estágio embrionário. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA afirma que, durante o estágio embrionário, a criança mede aproximadamente 1/25 de polegada. O aglomerado de células começa a tomar forma em uma forma humana vaga. A cabeça toma forma. Pequenos botões que se tornarão os braços e pernas começam a se formar. O cérebro e a medula espinhal estão começando a se desenvolver. Na 10ª semana de gravidez, quase todos os principais órgãos começaram a se formar. No final da fase embrionária, o bebê tem cerca de um centímetro de comprimento, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Feto

Durante esta fase da gravidez, começando por volta da 10ª semana de gravidez , o aglomerado de células finalmente começa a parecer um bebê. Não é mais um embrião: é um feto. A semana 13 marca o final do primeiro trimestre da gravidez. Durante o resto do primeiro trimestre, os órgãos sexuais externos do bebê tornam-se visíveis, embora ainda sejam pequenos demais para serem vistos em um ultrassom, segundo a American Pregnancy Association. Conforme o feto cresce, ele começa a encher e expandir o útero. Na semana 13, a criança tem pálpebras e cerca de três centímetros de comprimento.

Crescimento do segundo trimestre

As semanas de 14 a 28 marcam o segundo trimestre da gravidez. Durante esse tempo, o bebê tem uma pele fina e transparente e é protegido por uma leve camada de cabelo chamada languno e uma camada de cera conhecida como yernix. Unhas e pestanas se formam, assim como as impressões digitais e pegadas que são individuais para o bebê. O cabelo começa a se formar na cabeça do bebê e o reflexo de sobressalto da criança é desenvolvido. Durante esse tempo, os movimentos do bebê são grandes o suficiente para serem sentidos pela mãe. Por volta das 24 semanas, a criança tem uma chance pequena, mas possível, de sobreviver fora do útero em caso de parto prematuro. Até o final de 28 semanas, a criança tem cerca de um pé.

Terceiro Trimestre para o Nascimento

O terceiro trimestre é marcado a partir da Semana 29 até o nascimento. A criança pode abrir e fechar os olhos. Os ossos e pulmões do bebê se formam e amadurecem. A criança começa a formar gordura corporal. O languo languo cai. Na semana 33, a maioria dos bebês começa a se preparar para o parto. No final do terceiro trimestre, o bebê tem entre 19 e 21 polegadas de comprimento e pesa entre seis e 10 quilos, como observado pela American Pregnancy Association.