casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Ansiedade em pais expectantes

Há uma boa razão para a maioria dos livros de gravidez, revistas e até mesmo programas de televisão serem direcionados a mulheres: são elas que têm bebês. Mas a gravidez também pode ser uma experiência transformadora para pais expectantes. A perspectiva de se tornar pai pode gerar sentimentos fortes, incluindo alegria, excitação e, às vezes, ansiedade.

A ansiedade do futuro pai pode assumir muitas formas. Quando é leve, pode se manifestar como preocupações noturnas sobre os desafios financeiros de cultivar sua família ou se preocupar com a saúde de sua esposa ou bebê. Em casos extremos, a ansiedade paterna pode se manifestar como uma condição chamada síndrome de couvade, mais comumente conhecida como gravidez simpática. Homens que desenvolvem síndrome de couvade podem experimentar os sintomas da gravidez - incluindo ganho de peso, náuseas e dores nas costas.

Causas

Vários fatores podem causar ansiedade de gravidez para homens, mas um estudo publicado em 2007 em "Fathering: Um Jornal de Teoria, Pesquisa e Prática sobre Homens como Pais "sugere que a própria infância de um homem desempenha um papel significativo. No estudo, que examinou os efeitos da gravidez em 152 casais, os homens que tinham relacionamentos muito fortes ou muito distantes com seus próprios pais tinham menos probabilidade de se sentirem ansiosos em se tornarem pais. Não surpreendentemente, os homens que acreditavam que seus pais tinham feito um bom trabalho parental se sentiram mais confiantes - e menos ansiosos - sobre suas próprias habilidades parentais.

Homens que estão ansiosos antes da gravidez podem ser mais propensos a depressão após o nascimento do filho, o que pode ter consequências graves, sugere um estudo publicado em 2006 no "Medical Journal of Australia". Pesquisadores liderados por Richard J. Fletcher afirmam que a ansiedade ou depressão paterna pós-parto aumenta o risco de uma criança ter problemas comportamentais ou emocionais. A ansiedade paterna também pode aumentar o risco de uma nova mãe para depressão pós-parto ou exacerbar os problemas de depressão existentes, de acordo com o estudo.

Prevenção /Solução