casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como saber se uma criança está mentindo

As crianças podem contar mentiras por várias razões, dependendo da idade. Crianças pequenas com imaginação ativa podem dizer mentiras porque estão acostumadas à fantasia e não distinguem claramente entre imaginação e realidade. As crianças mais velhas e adolescentes podem mentir para fins de auto-serviço, como sair das tarefas domésticas ou encobrir suas atividades com os amigos. Se você prestar muita atenção ao comportamento do seu filho, isso o ajudará a dizer se ele está mentindo.

Veja a expressão facial da criança. As crianças que estão falando a verdade têm rostos relaxados que geralmente mostram uma emoção que corresponde ao que a criança está dizendo. Se uma criança está mentindo, no entanto, seu rosto pode mostrar ansiedade causada por saber que ele está dizendo uma mentira.

Ouça com atenção o que a criança está dizendo. Histórias falsas podem conter inconsistências ou elementos que não fazem sentido. A história ou partes dela podem não parecer verossímeis. Se você suspeitar que uma criança está mentindo, peça à criança que repita o que ela acabou de lhe dizer. Histórias verdadeiras contadas duas vezes seguidas geralmente serão as mesmas, mas as histórias que contêm mentiras podem mudar drasticamente ou conter relatos que não podem ser ambos verdadeiros.

Decida se a história da criança soa ensaiada ou espontâneo. As crianças que estão dizendo a verdade geralmente dizem "de improviso". A história vai soar como um novo relato de um evento real. Uma mentira, por outro lado, pode soar empolada ou ensaiada. Algumas crianças podem até repetir as mesmas frases ao contar uma história ensaiada pela segunda vez.

Observe a linguagem corporal do seu filho. É mais provável que uma criança que esteja mentindo pareça nervosa, defensiva ou assustada. Procure por ombros encurvados, um corpo rígido ou rosto, tocando repetidamente o nariz ou a boca e evitando contato visual. Enquanto algumas crianças estão ansiosas quando falam com adultos, não importa o que digam, crianças que podem falar confortavelmente com adultos normalmente, mas que estão nervosas quando contam uma história em particular, podem estar mentindo.