casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Dinâmica da Família e Comportamento Hipercrítico

As crianças são influenciadas pela dinâmica familiar em que são criadas. Quando uma criança cresce em um ambiente excessivamente crítico, ela pode ter um efeito prejudicial em sua psique. Pais excessivamente críticos podem sentir que estão apenas levando seus filhos a fazer o melhor, mas, na realidade, o comportamento crítico leva a uma dinâmica familiar negativa. Tem um efeito em tudo, desde o nível de criatividade de uma criança a sua auto-estima. Há muitas maneiras de incentivar uma criança a fazer o melhor possível sem ser excessivamente crítica. Os pais devem procurar formas positivas e edificantes para incentivar uma família saudável.

Perfeccionismo

Hoje, os pais encontram maior status social no sucesso das crianças. Isso cria uma dinâmica familiar na qual se espera que a criança atue em níveis irreais. Psicologia Hoje descreve as questões que vêm junto com a busca do perfeccionismo. O artigo, "Armadilhas do perfeccionismo", diz que o perfeccionismo diminui a criatividade, a inovação e o desejo de uma criança assumir riscos. Uma criança que é criada com pais excessivamente críticos tem medo de falhar e desapontar seus pais. De acordo com a Psychology Today, as expectativas inatingíveis impostas a uma criança por pais excessivamente críticos servem apenas para aumentar seu diálogo interno negativo. Ansiedade

Uma pequena quantidade de ansiedade em uma criança é normal. Quando uma criança experimenta uma quantidade de ansiedade que começa a inibir sua vida, isso indica um problema. De acordo com o site Children with Anxiety, uma criança precisa de um ambiente amoroso e calmante ao lidar com problemas de ansiedade. Pais excessivamente críticos servem apenas para aumentar o estresse e a ansiedade em uma criança. O site diz que uma criança pode desenvolver depressão, ou mesmo doença mental, se os problemas de ansiedade não forem tratados de maneira saudável. Uma criança que tem problemas de ansiedade precisa de orientação dos pais que não inclua críticas estressantes, e adivinhar cada movimento que ele faz. Crianças com ansiedade aponta que lidar com a ansiedade é uma questão de família, não apenas a questão da criança.

Incondicional Amor: Parentalidade hipercrítica pode resultar em uma criança sentindo que ela tem que ganhar o amor de seus pais. Dr. Benzion Sorotzkin, psicoterapeuta, diz que uma criança com pais excessivamente críticos cresce, sentindo que precisa conseguir o suficiente para ganhar o amor de seus pais. Devido à natureza negativa de um ambiente familiar crítico, a criança sente que não recebe amor incondicional. Sorotzkin explica que, em um lar saudável, uma criança sabe que é amada, mesmo quando não atende aos padrões de seus pais. Ela sabe que o amor não está ligado à realização. Nos lares hipercríticos, uma criança cresce sentindo que o amor dos pais é algo que está pendurado como uma cenoura em uma corda, e até que ela faça o suficiente para merecê-la, ela não é amada. Sorotzkin diz que isso leva a questões posteriores com auto-estima, relações parentais negativas e perfeccionismo.

Autoestima

As crianças desenvolvem a auto-estima à medida que crescem e aprendem a valorizar-se. De acordo com a Kids Health, uma criança que vive em um ambiente excessivamente crítico internaliza o diálogo crítico que ela ouve de seus pais. Isso diminui a auto-estima e pode levar à depressão, diz Kids Health. O site de saúde das crianças aconselha os pais a serem solidários e carinhosos com as crianças. Uma criança que aprende a amar e a se aceitar mesmo quando falha, desenvolverá uma auto-estima saudável. Uma criança precisa ver de seus pais que, mesmo quando ela não é perfeita, ela é digna e amada. Isso vai ajudá-la a acreditar em si mesma e aumentar sua auto-estima.

, , ] ]