casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Um impacto de pais em meninos adolescentes

Em 2009 e 1991, 23,6 e 21,2% das crianças, respectivamente, viviam apenas com uma mãe, de acordo com o Escritório do Censo dos EUA. O aumento desfavorável do número de crianças que vivem sem pais pode estar associado a diferentes fatores, como a perda do pai devido a dificuldades financeiras e aumento do número de mães adolescentes. No entanto, ser um bom pai significa ser um provedor, educador e amigo de seus filhos. A presença de um pai pode ter um papel significativo na vida de um adolescente.

A presença ou ausência de um pai na vida de um adolescente pode influenciar suas chances de envolvimento no crime. Um relacionamento próximo e positivo entre pais e adolescentes reduz o risco de envolvimento em comportamentos de risco múltiplos ou pela primeira vez, de acordo com um relatório resumido publicado na Aliança de Pesquisa de Envolvimento do Pai (Father Involvement Research Alliance). Além disso, um estudo de 2011 da Universidade de Melbourne mostra que os meninos adolescentes são mais propensos à delinquência na ausência de uma figura paterna em suas vidas.

Auto-estima

Um pai pode influenciar os valores de um adolescente , atitudes e preferências. Além disso, o pai proporciona uma sensação de segurança e ajuda a aumentar a auto-estima de um menino através de tranquilidade. As evidências também mostram que o envolvimento de um pai em adolescentes tem um efeito tampão e protege adolescentes da extrema vitimização, segundo um estudo de 2002 publicado na revista "Comportamento Agressivo", que examinou se o envolvimento do pai pode proteger contra baixos níveis de satisfação com a vida. Por exemplo, um garoto adolescente é mais corajoso em relação a valentões se tiver um pai que possa enfrentá-los em seu favor.

Modelagem de Papéis

Os pais têm a responsabilidade vital de ensinar seus filhos a serem responsáveis ​​e fortes homens. Na ausência de um pai amoroso e paciente, é difícil para um menino adolescente aprender o que significa ser um bom homem; aquele que valoriza a boa moral, é trabalhador e está disposto a assumir a responsabilidade de sustentar sua família. Além disso, ensinar um menino a ser homem exige mais do que apenas recitar conselhos para ele. É um processo consciente de conexão, treinando e orientando-o ao viver a vida à sua frente, o que é possível na presença de um pai. Por exemplo, um adolescente que cresceu com um pai que o levou a pescar e foi acampar com ele é mais provável que faça o mesmo com seu filho no futuro. Um adolescente cujo pai fornece consistentemente também adquire a provisão como um papel em sua família no futuro.

Nutrir aspirações

Uma das principais diferenças que distingue um homem real do resto é sua capacidade de buscar seus sonhos e aspirações, fazer boas escolhas e ter autocontrole, valores que os meninos podem aprender observando seus pais. Bons pais também fazem um homem se sentir bem, forte e importante, diz Frank Pittman, M.D., escrevendo para a Psychology Today. Além disso, os pais desempenham um papel na maneira como os meninos adolescentes tratam o fracasso e seu nível de satisfação pessoal com suas conquistas. O estudo de 2002 publicado na revista "Comportamento Agressivo" relata que o baixo envolvimento do pai em meninos adolescentes contribui significativamente para baixos níveis de auto-satisfação.