casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Efeitos Psicológicos do Esporte em Crianças e Jovens

De acordo com a ESPN.com, aproximadamente 21,5 milhões de crianças americanas entre seis e 17 anos de idade estão envolvidas em um esporte coletivo. As crianças podem se envolver em esportes por diversão ou desenvolver habilidades atléticas específicas. Eles podem se envolver porque seus pais decidem que é hora de largar o controle remoto e pegar aquele taco. Independentemente das razões para se envolver, os esportes fornecem exercícios valiosos e reduzem o risco de doenças crônicas; além disso, o envolvimento em esportes organizados pode ter efeitos psicológicos positivos profundos sobre as crianças.

Um aumento da autoestima

Um relatório de 2006 publicado na revista Adolescence apresenta dados que mostram que a participação nos esportes aumentou bem emocional e comportamental O aumento do bem-estar pode levar a uma maior auto-estima e confiança, o que resulta em melhor desempenho geral.As crianças envolvidas em esportes tendem a se sair melhor academicamente (refletidas em notas mais altas) e relatam níveis mais altos de desempenho social. Além disso, eles são menos propensos a se envolver em padrões de comportamento arriscado e destrutivo. Trabalhando Juntos - Esportes organizados exigem que as crianças trabalhem juntas para alcançar um objetivo comum. habilidades de liderança e aprender o valor do trabalho em equipe As crianças envolvidas em esportes geralmente têm relacionamentos mais fortes com os pares e uma melhor compreensão de pares de diferentes origens. O apoio social dá também um maior nível de resiliência.

Respeite seus entes queridos Os esportes dão às crianças e aos jovens a oportunidade de interagir com adultos de maneira valiosa e positiva, promovendo relacionamentos mais próximos com adultos. Esse efeito é especialmente grande quando as crianças não têm o benefício de relacionamentos adultos positivos em casa; para as crianças que participam de esportes, isso pode levar a um maior senso de apego à família e às interações mais frequentes com os pais.

Nem todos os arco-íris

Embora a maioria dos efeitos psicológicos dos esportes em crianças e jovens seja positivo, pode haver desvantagens. Se a pressão para vencer é super enfatizada ou as expectativas dos pais ou treinadores se tornam muito grandes, as crianças podem experimentar estresse psicológico. O estresse pode causar uma diminuição no prazer de se envolver em esportes, e também pode causar ansiedade, dores de cabeça, dores de estômago, fadiga, interrupções no sono, dores musculares e depressão. Para diminuir o risco desses efeitos negativos, a Aliança Americana para Saúde, Educação Física, Recreação e Dança recomenda minimizar a ênfase na vitória e, ao invés disso, focar no desenvolvimento de conjuntos de habilidades específicas.