casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

TVs de realidade afetam a gravidez na adolescência

Em 2011, cerca de 330.000 bebês nos EUA nasceram de mães adolescentes, o que representou um declínio de 8% em relação ao ano anterior, quando cerca de 368.000 bebês nasceram. Especialistas, pais e adolescentes têm emoções contraditórias em relação aos resultados que os reality shows têm sobre a gravidez na adolescência - e se esses programas têm um efeito positivo, negativo ou misto sobre as ações e percepções dos adolescentes. A reality show mostra que pais adolescentes estão exaltando a gravidez na adolescência, de acordo com a psicóloga Nancy B. Irwin, de Los Angeles, em entrevista à FoxNews. Os adolescentes que aparecem nesses programas também aparecem em revistas e aparecem em outros programas, onde falam sobre seus bebês, os próximos casamentos e sobre suas famílias em geral. Colocar as mães adolescentes em capas de revista "Coloca-as no mesmo plano que qualquer atriz, cantora ou outra celebridade", segundo Melissa Henson, diretora de comunicações e educação pública do Parents Television Council, conforme citado na ABC15.com. Mães adolescentes ganham fama instantânea, o que dá a outros adolescentes uma visão inclinada da gravidez na adolescência. Alguns especialistas acreditam que alguns adolescentes estão realmente tentando engravidar em uma tentativa desesperada de participar de um reality show, segundo Christine B. Whelan, professora assistente de sociologia da Universidade de Pittsburgh, em entrevista ao programa Today.

Influenciando a Conversa

A Campanha Nacional para Prevenção da Gravidez Adolescente e Não Planejada emparelhada com uma empresa de pesquisa para conduzir uma pesquisa que envolveu 162 adolescentes, alguns dos quais assistiram ao programa, "16 and Pregnant" e alguns quem não fez. O estudo descobriu que 93% dos telespectadores da série acreditavam que a paternidade era mais difícil do que imaginavam, com base nas reações dos adolescentes depois de assistir a esses episódios. A pesquisa também descobriu que cerca de 75% dos adolescentes e pais entrevistados pela pesquisa acreditavam que os reality shows ofereciam oportunidades para os adolescentes se comunicarem sobre amor, sexo e relacionamentos. Na verdade, professores, líderes de grupos religiosos, enfermeiras clínicas e assistentes sociais em todo o país estão usando episódios para iniciar discussões sobre gravidez na adolescência e sonhos destruídos. "Qualquer programa que proporcione uma oportunidade de obter mais orientação de um adulto responsável, seja um pai ou um educador, é uma excelente oportunidade", segundo Leslie Kantor, diretora nacional de iniciativas educacionais da Federação de Planejamento Familiar da América, citado em uma entrevista à revista Time em julho de 2011.

Expectativas não realistas

No entanto, o reality show pode ter o efeito adverso de permitir que um adolescente acredite que ser pai de uma criança é mais fácil do que realmente é. . Um estudo de 2012 baseado nas percepções dos espectadores após assistir ao programa "16 and Pregnant" descobriu que os adolescentes que assistiram a esse programa eram mais propensos a acreditar que os benefícios da gravidez adolescente superavam os riscos, comparados aos espectadores que assistiam a outros programas. Em um trabalho de tese intitulado "Explorando o Impacto da MTV 16 e Grávida em Pais e Adolescentes", a candidata do Mestrado em Artes Tiffany Brewer realizou uma pesquisa baseada na percepção de adolescentes e seus pais que assistiram ao programa, conforme publicado no site americano. .edu. Ela descobriu que os participantes acreditavam que o programa não era um retrato preciso do programa e que alguns acreditavam que o programa não mostrava dificuldades reais, como desafios financeiros.

Conto de advertência

Indivíduos que apóiam esses programas acho que eles podem estar realmente impedindo a gravidez na adolescência. O drama que envolve a vida dos participantes nos programas "contribui para o elemento de alerta" desses reality shows, diz Amy R. Kramer, da Campanha Nacional para Prevenção da Gravidez na Adolescência e na Gravidez Não Planejada, em uma entrevista no programa Today. A esse respeito, o programa mostra adolescentes que lutam com o isolamento de seus pares, a decepção de seus pais, os desafios de cuidar de um bebê agitado e o fardo de não ter um pai na foto para o bebê. As mães adolescentes dos shows também incentivam outras mães adolescentes a procurar em sites que oferecem educação sexual. , , ] ]