casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Autism & Bad Hygiene in Teens

As batalhas pela higiene são quase universais para crianças com autismo e seus pais. Seu objetivo como pai, no entanto, é ajudar seu filho a se tornar o mais independente possível no mundo real, e administrar a higiene é parte dessa jornada. Faça algumas concessões para o seu filho adolescente, mas estabeleça padrões elevados também.

Razões

Crianças com autismo muitas vezes resistem a tarefas de higiene por várias razões. Em primeiro lugar, muitas crianças que têm autismo não sentem a pressão social para se adequar às nossas expectativas culturais. Eles simplesmente não se importam e não são incomodados por cabelos desgrenhados ou roupas enrugadas. Muitas crianças com autismo também têm sensibilidades sensoriais que podem tornar as tarefas de higiene ainda mais desafiadoras ou dolorosas. Salpicos de água, produtos altamente perfumados ou até mesmo uma lâmina de barbear ou escova de dentes podem colocar seu filho em sobrecarga sensorial. Crianças com autismo muitas vezes têm problemas com habilidades organizacionais, então a corrida matinal de se preparar para a escola pode parecer excruciante. Lembrar-se de escovar os dentes ou pentear o cabelo parece um incômodo muito grande, de acordo com Michael Powers, co-autor de "Síndrome de Asperger e seu filho: guia dos pais". A criança está interessada em interações sociais ou não, ele provavelmente não está lendo as sugestões de aceitação social que vêm naturalmente para a maioria das crianças. Você pode ter que ensiná-lo diretamente que, em nossa cultura, o odor corporal é inaceitável. Dentes difusos são um grande desvio. Cuidar das tarefas diárias de cuidados significa que os colegas e os adultos o acharão mais acessível. Para a criança que não se importa com as interações sociais, você terá que encontrar outro motivador, como ganhar privilégios. Você pode simplesmente ter que dizer: "Quando você não toma um banho, você cheira mal. Outras pessoas não gostam disso. Como parte do seu dia, você tem que tomar um banho. Não há tempo de computador até você tomar banho." Você também pode falar sobre os benefícios para a saúde da preparação diária. Encontre uma foto de uma boca cheia de cárie dentária para que seu filho entenda os possíveis efeitos nocivos de não se cuidar. Normalmente, as crianças com autismo cumprem as regras quando realmente entendem as conseqüências, mas conquistar essa compreensão às vezes exige lições repetidas.

Organize-se

Se a falta de habilidades organizacionais estiver na raiz do desinteresse do seu filho grooming, use alguns lembretes visuais para mantê-la no caminho certo. A maioria das crianças com autismo usa algum tipo de programação visual ou lista de tarefas. Adicione tarefas de preparação a esta lista. Você pode incluir detalhes como escovar os dentes, amarrar os sapatos, colocar um cinto ou pentear o cabelo. Uma foto de alguém bem arrumada e pronta para o dia pode ajudar seu filho a entender suas expectativas. Você também pode precisar fazer um gráfico ou uma lista de qual roupa é aceitável para cada situação, juntamente com as roupas que combinam.

Entender questões sensoriais

Entender e ter empatia com os desafios sensoriais de seu filho irá percorrer um longo caminho em ganhar sua confiança e cooperação. Converse com seu filho adolescente para saber quais áreas são difíceis. Então procure por soluções. Talvez seu filho adolescente possa usar óculos de proteção no chuveiro ou tomar um banho, sugere Ellen Notbohm, co-autora de "1001 Grandes Idéias para Ensinar e Criar Crianças com Autismo ou Asperger". Deixe o seu filho adolescente escolher produtos de higiene com base em aromas e texturas toleráveis. A maioria dos adolescentes com autismo não gosta de cortar o cabelo. Talvez você possa aprender a cortar o cabelo em casa ou encontrar um cabeleireiro que seja sensível às necessidades do adolescente. Agende compromissos para momentos tranquilos do dia e tente visitar quando seu filho adolescente estiver bem descansado. Vídeos ou outras distrações podem fazer cortes de cabelo menos dolorosos para você e seu adolescente.

Compromisso e apoio

Você e seu filho adolescente têm desafios suficientes sem fazer da higiene pessoal um campo de batalha. Determine os não-negociáveis, como escovar os dentes, tomar banho e usar desodorante diariamente. Então, pense em algumas áreas nas quais você pode ser flexível. O cabelo ou barba mais comprida do seu filho provavelmente não é o fim do mundo. Se você está cansado de tocar a escova de dentes, talvez seja hora de pedir ajuda a um mentor ou conselheiro. Às vezes, as regras de higiene podem ser ensinadas como parte de uma escola ou sessão de orientação.