casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como lidar com adolescentes difíceis

Seu filho está se esforçando para a independência, tentando descobrir quem ele é e determinando o que ele quer da vida - ao mesmo tempo tentando se encaixar com seus amigos e chegar em casa pelo toque de recolher na sexta-feira. noite. É fácil para um adolescente impulsivo entrar em apuros, começar a beber ou usar drogas, fazer sexo ou se envolver com outros comportamentos de risco. Embora não seja a tarefa mais simples, é possível manter a comunicação aberta, fornecer disciplina eficaz e ajudar a manter seu adolescente difícil também.

Reserve alguns minutos para lembrar como é ser um adolescente. Pense nas coisas rebeldes que você fez e como se sentiu em relação aos seus pais. Provavelmente houve momentos em que você os amava e outras vezes em que não conseguia ficar na mesma sala que eles. Essa é a vida de um adolescente. Seus hormônios estão enfurecidos, ela está sofrendo pressão dos colegas e ela está tomando decisões que alteram a vida regularmente, como se fazer sexo, se deve beber em uma festa e se ela deve entrar no carro com um amigo que está usando drogas.

Comunique-se constantemente com seu filho adolescente. Um adolescente difícil pode tentar acabar com você, mas é importante que ele saiba que você estará lá se ele precisar conversar. Comece quando ele estiver em seus pré-adolescentes ou mais jovens e comece com todos os tópicos difíceis, como sexo, drogas, bebida e direção. Se você não se sentir à vontade para falar sobre um assunto específico, seu filho adolescente vai perceber isso e ele provavelmente não vai lhe fazer perguntas ou receber conselhos no futuro.

ajuda de um profissional de saúde mental licenciado que é especialista em trabalhar com adolescentes. Converse com o terapeuta sobre os problemas específicos do adolescente e receba comentários sobre os serviços que podem estar disponíveis. Por exemplo, se o adolescente está usando drogas, existem muitas opções de tratamento, como desintoxicação, terapia individual e familiar, programas de 12 passos e reabilitação de curto e longo prazo.

Crie um contrato de comportamento com seu filho adolescente. Soletre o que você espera dela, quais serão as recompensas ou privilégios para manter o seu fim e quais serão as conseqüências para quebrar o acordo. Você pode incorporar melhorias acadêmicas, mudanças de comportamento e tarefas no contrato, mas tente ser realista em suas metas para que seu filho adolescente possa encontrá-las. Siga consistentemente com recompensas e conseqüências.

Considere remover seu filho de seus colegas, se necessário, porque eles provavelmente são o grupo mais influente em sua vida. Se seus amigos estão usando drogas, é muito mais provável que ele também faça isso. Você poderia fazer com que ele passasse o verão com um parente ou olhasse para o acampamento de verão, grupos de viagens de serviço comunitário ou opções de programas comportamentais de verão.

Dica

Não pense que você está ajudando seu adolescente, salvando-a de problemas. Ela às vezes precisa aprender da maneira mais difícil por meio de consequências naturais. Por exemplo, se ela for flagrada bebendo e dirigindo, não lute para que as cobranças diminuam. Deixe-a perder sua licença por um ano, pagar uma multa e ter aulas de direção. Ela vai pensar duas vezes antes de fazer isso de novo.

, , ] ]