casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Ácido Hialurônico e Sua Absorção na Pele

Produtos de preenchimento facial, como Restylane ou Juvederm, afirmam suavizar os contornos faciais com uma infusão de ácido hialurônico. Alguns cremes antienvelhecimento afirmam depositar ácido hialurônico tópico na superfície da pele para diminuir a aparência de linhas finas e rugas. Para ser eficaz, no entanto, o ácido hialurônico precisa absorver sua pele; Embora isso não seja um problema com preenchedores injetáveis, é altamente improvável que o ácido hialurônico tópico absorva bem o suficiente para efetuar uma mudança.

Identificação

O ácido hialurônico é uma substância viscosa que ocorre naturalmente em seu corpo. Sua finalidade é preencher o espaço extra entre as fibras e tecidos que compõem sua pele, cartilagem, articulações e olhos. De acordo com a Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia, o ácido hialurônico ajuda a transportar nutrientes do sangue para as células da pele; Ele também contém água, ajudando a pele a ficar gorda e hidratada. À medida que você envelhece, no entanto, o suprimento natural de ácido hialurônico do seu corpo se deteriora.

Os médicos podem substituir sua oferta decrescente de ácido hialurônico natural por uma versão criada em laboratório. A Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia relata que as injeções faciais hialurônicas podem ajudar a restaurar um contorno rechonchudo e uniforme na testa, perto da boca, perto dos olhos ou em qualquer lugar onde a cicatriz tenha afundado a pele. Nem todos os tratamentos envolvem injeções, no entanto. Alguns cremes faciais incluem ácido hialurônico como um ingrediente, alegando para aumentar o suprimento natural da sua pele através da aplicação tópica.

Fontes

Em "Dermatologia Cosmética", Cheryl Burgess escreve que existem dois tipos de ácido hialurônico sintético: um feito de bactérias, como o tipo encontrado em Restylane, e um feito de pentes de galo, como o tipo encontrado em Hylaform. Burgess observa que cada tipo de enchimento deve ser estabilizado com éster ou éter; quanto mais do agente estabilizante a fórmula contém, menos compatível é o ácido hialurônico sintético com a sua pele. É por isso que a maioria dos enchimentos precisa ser injetada repetidamente - quanto menos estável o preenchimento, mais compatível com sua pele, mas mais rapidamente ela se decompõe.

Absorção

De acordo com Arthur Perry em “Straight Fale sobre Cirurgia Cosmética ”, a absorção de um produto depende do tamanho de suas moléculas. Ele compara sua pele a uma cerca de arame: objetos menores podem passar por ela e ser absorvidos enquanto moléculas maiores não podem. O ácido hialurônico, ele observa, é uma das moléculas maiores. Substâncias com um peso molecular de 500 Daltons ou mais não podem penetrar na camada externa da pele, observa ele. O ácido hialurônico na maioria dos cremes para pele, ele observa, pesa entre 10.000 e 10.000.000 Daltons, o que significa que não pode ser absorvido. Em contraste, substâncias mais leves, como ácido glicólico, vitamina C e derivados da vitamina A, como os retinóides, podem ser absorvidos.

Se você receber uma injeção de ácido hialurônico, esteja ciente de que o efeito é apenas temporário. Assim como o ácido hialurônico natural em sua pele se decompõe com o tempo, também o ácido artificial contido no creme ou na injeção. A Sociedade Dermatológica da Nova Zelândia informa que injeções de ácido hialurônico duram entre três e nove meses. , , ] ]