casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Melasma do lábio superior

Embora o melasma no lábio superior possa ocorrer em qualquer pessoa, ele geralmente se desenvolve em mulheres mais jovens. Além disso, aparece com tanta frequência durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez que é muitas vezes referida como “a máscara da gravidez”. Como o melasma pode ser embaraçoso e difícil de esconder, é importante entender o que causa a condição e como Ele pode ser tratado e evitado.

Sintomas

Melasma pode causar manchas de pigmento cinza-amareladas para desenvolver no rosto e no corpo. Além do lábio superior, as manchas também podem se desenvolver no nariz, queixo, bochechas, testa, pescoço e braços. Melasma ocorre mais frequentemente em mulheres. Na verdade, a Academia Americana de Dermatologia afirma que apenas 10% das pessoas afetadas pela condição da pele são homens. Além disso, pessoas com pele mais escura, como as de origem indiana, mediterrânea, norte-africana ou asiática, podem desenvolver melasma mais facilmente.

Causas

Embora a causa do melasma não seja conhecida atualmente, é muitas vezes desencadeada por flutuações da progesterona e hormônios estrogênicos. Os distúrbios hormonais podem ocorrer durante a gravidez, quando se usa medicações contraceptivas orais e quando se está submetido à terapia de reposição hormonal devido à menopausa. Além disso, as pessoas freqüentemente expostas ao sol, como as que vivem em climas tropicais, tendem a desenvolver essa condição da pele com mais freqüência. Tratamento Melasma muitas vezes gradualmente desaparece por si só, especialmente após a interrupção dos contraceptivos orais. No entanto, se isso não acontecer, um dermatologista pode prescrever um creme ou pomada para tratar a condição. Ingredientes ativos geralmente incluem hidroquinona, ácido glicólico, tretinoína, ácido aselaico, ácido kójico ou corticosteróides. Esses medicamentos podem ser usados sozinhos ou combinados com a hidroquinona para estimular o clareamento da pele. Além de medicações tópicas, um dermatologista também pode realizar um procedimento de microdermoabrasão, peeling químico ou tratamento a laser para remediar o melasma.

Prevenção

Usar protetor solar todos os dias pode não apenas impedir o desenvolvimento de melasma, mas também ajudar a evitar rugas e outras condições graves de pele com risco de vida, como câncer. A AAD recomenda o uso de um protetor solar de amplo espectro, o que significa que protege a pele dos raios UVA e UVB. Para proteção ideal, é importante selecionar um FPS de pelo menos 30. Aplique protetor solar aproximadamente 30 minutos antes de ir para o exterior.

Considerações

Embora o melasma possa desaparecer sozinho após interromper os medicamentos contraceptivos orais ou dar Nascimento, uma mulher pode notar seu retorno se engravidar novamente ou reiniciar o controle de natalidade. Para evitar que o melasma no lábio superior se agrave, evite o uso de cosméticos irritantes, limpadores faciais, máscaras ou tratamentos. Além disso, siga todas as instruções do seu dermatologista para evitar efeitos colaterais, como irritação da pele. , , ] ]