casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Ácido salicílico no tratamento anti-idade

À medida que envelhece, a sua pele muda. Você pode começar a notar rugas ao redor dos olhos e da boca, manchas escuras ou manchas na pele, tom de pele irregular ou mesmo acne. A abundância de produtos de beleza disponíveis em farmácias e lojas de departamento, bem como através de dermatologistas, prometem tornar esses sinais de envelhecimento menos visíveis. Um ingrediente que você encontrará em algumas dessas preparações é o ácido salicílico.

Identificação

O ácido salicílico é um medicamento tópico comumente usado para tratar problemas de pele. Pode vir em almofadas, limpadores, loções, cremes e géis umedecidos em concentrações variadas. Dermatologistas podem prescrever maiores concentrações de ácido salicílico. Além de tratamentos anti-envelhecimento, o ácido salicílico pode ser usado para tratar a acne, caspa e doenças da pele, como psoríase.

O ácido salicílico funciona como um esfoliante químico, acelerando o volume de negócios celular para remover a pele morta células e revelar nova pele abaixo. Tem leves poderes de combate à inflamação, por isso pode reduzir a vermelhidão e inchaço na superfície da pele. Em locais onde a pele é espessa ou escamosa, o ácido salicílico pode soltar as células para que as manchas espessas desapareçam mais rapidamente. O ácido também ajuda a dissolver o óleo na superfície da pele e nos poros.

Benefícios

O ácido salicílico ajuda a minimizar os sinais de envelhecimento de várias maneiras. Ao remover as células na superfície da pele, pode melhorar o tom e a textura da pele e tornar as linhas finas, manchas senis e rugas menos perceptíveis, diz a dermatologista Jeanine Downie, MD, na revista Elle. O ácido salicílico também ajuda a combater surtos de acne causados ​​por poros obstruídos - uma vez que os poros se abrem à medida que você envelhece, é mais fácil entupirem-se com óleo, explica o dermatologista Fredric Brandt, da revista Allure. >

Se você estiver usando ácido salicílico para minimizar os sinais de envelhecimento, seus esforços serão mais eficazes se você também usar um filtro solar diário com FPS 30 ou superior. A exposição ao sol aumenta o aparecimento de rugas, manchas da idade e outros sinais de envelhecimento, diz Downie, então pular pode neutralizar os benefícios dos tratamentos com ácido salicílico.

Aviso:

Embora seja bastante raro, o ácido salicílico pode ocasionalmente causar efeitos colaterais graves. Se você estiver usando o ácido como parte de seu regime antienvelhecimento para a pele e tiver confusão, tontura, fraqueza, perda auditiva, vômitos, náusea, zumbido nos ouvidos, respiração acelerada, diarréia ou outros sintomas incomuns, consulte um médico. imediatamente. Se você engolir ácido salicílico, ligue para o Controle de Envenenamento no 1-800-222-1222 para buscar orientação.