casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Perda de Pigmentação na Face

A perda de pigmentação no rosto pode ser o resultado de vitiligo ou outras doenças de pele, algumas das quais representam um sério risco para a saúde. Também pode ser devido à exposição ao sol ou a um processo natural de envelhecimento da pele. Esse problema afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Enquanto algumas condições que causam uma perda de pigmentação podem ser curadas, outras são completamente incuráveis. Em alguns casos, pode ser apenas uma marca de nascença inofensiva.

Causas

Problemas relacionados à perda de pigmentação surgem quando a produção de melanina nessa área pára. Não há razão clara para isso acontecer. A exposição excessiva ao sol pode ser responsável por causar manchas brancas na pele, que é o único sintoma de perda de pigmentação. Em outras ocasiões, uma ferida pode deixar uma mancha branca, que cura sozinha por um período de tempo; no entanto, isso depende da extensão da lesão. Outras causas de perda de pigmentação podem ser doenças genéticas. De acordo com a Cleveland Clinic, o vitiligo é a condição mais comum que é causada pela perda de pigmentação na face e outras partes do corpo. Ocorre quando o sistema imunológico começa a atacar as células produtoras de melanina no corpo. Embora o vitiligo não seja uma doença contagiosa e não apresente nenhum risco para a saúde, as pessoas que sofrem de vitiligo podem enfrentar problemas sociais devido à perda da pigmentação.

Câncer

Não há muita pesquisa na área. área de perda de pigmentação e câncer. Diferentes escolas de pensamento têm diferentes visões sobre o assunto. O "New England Journal of Medicine" descobriu que os adesivos de vitiligo podem aumentar o risco de melanoma, também conhecido como câncer de pele.

Outros problemas

Outras condições associadas à perda de pigmentação no rosto e em outras partes do corpo incluem distúrbios genéticos, como hipomelanose gutata idiopática, onde manchas de pigmentação podem ter lesões. Distúrbios da pele como pitiríase alba e tinea versicolor também resultam em perda de pigmentação. Na pitiríase alba, as manchas cutâneas são semelhantes às manchas de vitiligo, mas podem ser escamosas e espessas, enquanto a tinea versicolor é uma doença fúngica que pode ser tratada pelo seu médico. Melasma, também conhecido como cloasma, causa manchas castanhas ou bronzeadas na testa, bochechas, lábio superior, nariz e queixo. Mais comumente afeta mulheres grávidas, mas também pode atacar os homens.

Perda de pigmentação devido a infecções fúngicas pode ser facilmente tratada, mas se a causa é uma doença genética, pouco pode ser feito para restaurar a pele à sua condição normal. A Cleveland Clinic e o Vitiligo Guide mencionaram que não há cura para o vitiligo; no entanto, existem vários tratamentos que podem fornecer tratamento de curto prazo. , , ] ]