casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Ácido Glicólico para Rugas

Ácidos hidroxi-alfa - também conhecidos como ácidos de frutas - são usados ​​em suas várias formas para tratar doenças da pele, como acne e rugas. Um exemplo de um alfa-hidroxiácido é o ácido glicólico, derivado da cana-de-açúcar. Quando aplicado à pele em várias concentrações, o ácido glicólico pode reduzir alguns sinais comuns de envelhecimento.

O que é o ácido glicólico?

O ácido glicólico é uma pequena molécula que é facilmente absorvida pela pele, relata LaraChem. Quando aplicado na pele, o ácido glicólico estimula o crescimento de novas fibras de colágeno. Como o colapso das fibras de colágeno causa rugas, o ácido glicólico é capaz de reduzir os efeitos de rugas superficiais finas na pele.

Peelings químicos claros

O ácido glicólico pode ser aplicado em concentrações mais altas como peeling químico, sugere a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Durante um peeling químico, uma mistura de ácido glicólico é aplicada na face e deixada por um período definitivo de tempo. O ácido glicólico se infiltra nos poros da pele e reduz a aparência de enrugamento fino. Como o peeling de ácido glicólico é considerado uma casca mais suave, isso geralmente pode ser feito em nível ambulatorial. Cascas repetidas podem ser necessárias para melhorar as rugas. O Ácido Glicólico também pode ser incorporado em aplicações faciais diárias para o tratamento de rugas, sugere a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Lavagens faciais ou cremes hidratantes podem conter ácido glicólico. Quando aplicado ao longo do tempo, estes podem reduzir o aparecimento de rugas.

Ácido glicólico SIde Effects

Aplicações de ácido glicólico carregam o risco de alguns efeitos colaterais. Estes incluem irritação da pele e sensibilidade ao sol, relata DocShop. Por causa do aumento da sensibilidade ao sol, aplique um filtro solar contendo um fator de proteção solar de 15 ou superior para proteger a pele contra danos. A pele pode descamar ou descascar levemente após a aplicação do ácido glicólico, diz a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Estes sintomas devem melhorar com o tempo.

Estudos Científicos Um estudo realizado por Y. Funasaka e outros da Escola de Medicina da Universidade de Kobe, no Japão, descobriu que a aplicação de ácido glicólico foi bem sucedida na redução do comprimento das rugas e o número de rugas no rosto. O estudo, publicado no "Journal of Dermatological Science" de agosto de 2001, descobriu que aqueles com 40 e 50 anos experimentam a maior redução de rugas finas. As rugas profundas não foram afetadas de forma tão significativa.