casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Descoloração da pele do bebê

A maioria dos bebês não nasce com a pele intocada. Sua pele nova é fina, delicada e suscetível à descoloração. Embora algumas condições possam causar descolorações da pele ao longo da vida, a maioria ou todas as manchas, manchas e tons flutuantes de azul e vermelho de um bebê infantil diminuirão em alguns meses.

Dois tipos comuns de descoloração da pele nos recém-nascidos são manchas da pele, que se apresentam como um padrão de áreas avermelhadas e pálidas na pele, e acrocianose, que se manifesta em azul nas mãos, pés e lábios. Uma criança com um tom amarelado na pele e nos olhos provavelmente tem uma condição conhecida como icterícia infantil. Manchas azuladas vermelhas, marrons, pretas e escuras são tipicamente marcas de nascença. Abrasões, como arranhões e contusões também podem causar descoloração da pele.

Causas comuns

A pele manchada e acrocianose são comuns em recém-nascidos, como os seres humanos nascem inicialmente com circulação sanguínea instável na superfície da pele. A icterícia infantil é comum em recém-nascidos pré-termo (antes ou por volta de 36 semanas de gestação), cujos fígados não amadureceram o suficiente para limpar uma substância química chamada bilirrubina do corpo. As marcas de nascença podem ser herdadas, mas geralmente não são, e geralmente não estão relacionadas a nenhum traumatismo cutâneo durante o parto. Alternativamente, abrasões na pele são tipicamente causadas pelo trauma do parto e geralmente cicatrizam em uma semana ou duas.

Uma causa séria

Em muitos partos normais, os recém-nascidos mudam de cor - tipicamente de azul para vermelho, com um tom azulado residual nas mãos e nos pés - nos primeiros dias de vida. No entanto, um bebê cujo corpo consistentemente tem um tom azulado pode ter uma condição subjacente mais grave, de acordo com a Universidade de Virginia Health System. Essa coloração azul, chamada cianose, é um sinal de problemas respiratórios ou um sintoma que ocorre quando o coração de um bebê não está bombeando adequadamente o sangue oxigenado pelo corpo.

Complicações

Embora a maioria dos casos de descoloração da pele não sinalizar problemas sérios, alguns podem se tornar mais sérios se não forem tratados. Por exemplo, icterícia severa, não tratada, pode causar danos cerebrais após a bilirrubina passar para o cérebro. Danos cerebrais devido à icterícia podem causar complicações permanentes, como perda auditiva, movimentos involuntários e descontrolados, um olhar para cima e comprometimento intelectual permanentes.

Embora muitas descolorações da pele desapareçam sozinhas, algumas condições podem requerem tratamento. A icterícia moderada ou grave é comumente tratada com terapia de luz, que altera a estrutura de todas as moléculas de bilirrubina no corpo do bebê, permitindo que sejam excretadas pela urina e pelas fezes. Causas subjacentes de cianose podem ser tratadas com medicamentos adicionais ou cirurgia de reparo do coração. Finalmente, as marcas de nascença que causam desfiguração e problemas físicos adicionais podem ser tratadas com laserterapia, cirurgia ou esteróides.

, , ] ]