casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Que tipo de ácido pode consumir através do metal?

Existem vários materiais perigosos que podem resultar em lesões corporais, danos materiais e, em casos graves, a morte se não for tratada corretamente. Um tipo de tais materiais são ácidos. Os ácidos corrosivos são designados pelo Sistema de Informação sobre Materiais Perigosos no Local de Trabalho, ou WHMIS, como materiais Classe-E. Estes ácidos são capazes de destruir a pele e também de comer através do metal. Vários ácidos compõem esta classe.

Ácido Nítrico

O ácido nítrico é um líquido incolor e corrosivo produzido pela oxidação de amônia sobre um catalisador de platina em altas temperaturas. Além de apresentar riscos à saúde humana, como lesões na pele e nos olhos, é um ácido que também se funde através de metais comuns, com exceção do ouro e da platina. Como reage com o metal, o produto resultante depende da concentração do ácido utilizado.

Ácido Hidrofluorídico

O ácido fluorídrico é um ácido corrosivo que é incolor e possui um odor forte e desagradável. É normalmente usado para coisas como digestão mineral, condicionamento e limpeza de superfícies. Os perigos para a saúde são baseados no tipo de exposição e concentração, mas é conhecido por destruir o tecido da pele e comer através do osso. O ácido não pára por aí, também pode comer através do metal. Por estas razões, o ácido deve ser armazenado em recipientes quimicamente adequados.

Ácido Sulfúrico

Ácido sulfúrico em concentração entre 10 e 90 por cento é conhecido por ser particularmente corrosivo. Na verdade, de acordo com a Tantaline, metais como titânio e Hastelloy mostrarão corrosão rápida em tais concentrações e em temperaturas abaixo de 100 graus Celsius. Apenas alguns metais exóticos, como materiais de zircônio e tântalo, podem ser aplicados acima do ponto de ebulição do ácido e não mostram sinais de corrosão.

Hidróxido de Sódio

O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica e soda cáustica, sem cor e pode existir em estado líquido ou sólido. É um dos produtos químicos mais comuns encontrados na indústria hoje e é usado para fazer coisas como plásticos e têxteis. O hidróxido de sódio tem o potencial de queimar ou consumir qualquer parte do corpo com a qual entra em contato. Também tem o potencial de queimar certos metais.