casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O efeito da solução de Benedict na glicose

Uma maneira rápida de testar a presença de glicose em uma amostra é adicionar Benedict Solution, um reagente contendo cobre. A Benedict Solution é uma solução de cor azul clara quando não reagida, mas, quando adicionada à glicose e aquecida, fica laranja-acastanhada. Benedict Solution também pode detectar a presença de outros açúcares estruturalmente semelhantes.

O que é Glicose?

A glicose é um carboidrato simples, e é a unidade de energia mais básica para plantas e animais. Estruturalmente, a glicose é um açúcar de seis carbonos que tem um aldeído no final em sua forma linear (acíclica).

Todos os alimentos que comemos eventualmente são convertidos, ou sintetizados, através de uma série de reações metabólicas, em glicose, que é usada ou armazenada para energia. As plantas aproveitam a energia do sol e sintetizam a glicose através do processo de fotossíntese.

Como Benedict funciona

Benedict Solution é azul claro porque contém sulfato de cobre. Quando é misturado e aquecido com um açúcar, como a glicose, que tem elétrons disponíveis para doar, o cobre vai aceitar os elétrons e se tornar reduzido, o que o torna laranja-acastanhado. Durante esse processo, o íon de cobre azul (II) é reduzido a um íon de cobre vermelho (I). Enquanto o cobre está sendo reduzido, a glicose libera um elétron e é oxidada. Porque a glicose é capaz de reduzir o cobre em Benedict Solution, nós o chamamos de açúcar redutor.

Reduzindo Açúcares

A glicose não é o único açúcar redutor. Qualquer açúcar que seja estruturalmente capaz de doar elétrons para a Solução Benedict (ou um reagente similar) se enquadra nessa categoria. Açúcares à base de aldeídos que estão em sua forma linear e acíclica são capazes de doar elétrons e reduzir outras moléculas. Alguns açúcares são "bloqueados" em sua forma cíclica e estruturalmente incapazes de se abrir em sua forma linear. Estes são mais comumente açúcares não redutores. Outros exemplos de açúcares redutores incluem ribose e sacarose.

O teste de Benedict é rápido e dá resultados consistentes. Encha um tubo de ensaio com alguns mL de sua solução de teste e adicione uma quantidade igual da solução de Benedict. Depois de misturar e aquecer brevemente o tubo por alguns minutos a 95 graus C, você deve ver os resultados. O teste de Benedict também é quantitativo, de modo que a quantidade de precipitado laranja acastanhado formado é proporcional à quantidade de açúcar redutor que você tinha no tubo de ensaio. Não seja perturbado se o seu tubo ficar com um verde lamacento. Sua concentração inicial de glicose provavelmente era tão baixa que apenas alguns dos íons azuis de cobre (II) reagiram.

Usos

O uso mais comum da solução Benedict é a detecção de glicose na urina para o diagnóstico de diabetes . Diabéticos excretam glicose na urina porque não conseguem absorvê-lo adequadamente em suas células. Após um diagnóstico positivo, testes adicionais são necessários para quantificar a quantidade de glicose excretada.