casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Diferenças entre os tanques de oxigênio e os concentradores de oxigênio

Os tanques de oxigênio e os concentradores de oxigênio são prescritos pelos médicos para pacientes que precisam de oxigenoterapia. A oxigenoterapia auxilia em certas doenças respiratórias, como doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística ou insuficiência cardíaca - para melhor manter níveis adequados de oxigênio no sangue. Existem dois métodos básicos para fornecer oxigênio suplementar: tanques de oxigênio e concentradores de oxigênio. Embora funcionem de maneiras diferentes, ambos os dispositivos fornecem oxigênio adicional por meio de uma cânula nasal, um tubo fino com dois pinos que cabe no nariz ou uma máscara que cobre o nariz e a boca. O estilo de vida costuma ser o fator-chave para determinar qual tipo de terapia de oxigênio é ideal para você, e muitos pacientes usam uma combinação de tanques de oxigênio e concentradores de oxigênio.

Tanques de oxigênio contêm gás oxigênio comprimido ou oxigênio líquido. Esses tanques fornecem oxigênio puro aos pacientes. Tanques devem ser preenchidos profissionalmente e depois entregues em sua casa. Pequenos tanques de oxigênio comprimido podem ser transportados para uso móvel. Tanques maiores podem ser entregues em sua casa. A Associação Americana de Cuidados Respiratórios adverte os pacientes que "tanques grandes são pesados ​​e só são adequados para uso estacionário". O oxigênio líquido ocupa menos espaço e é mais leve que o gás oxigênio, o que o torna particularmente eficaz para tanques móveis pequenos - no entanto, os tanques de oxigênio líquido são mais caros que os tanques de gás de oxigênio comprimido. De acordo com a WebMD, os pacientes que utilizam tanques de oxigênio durante a viagem devem saber quanto tempo o oxigênio fornecido pela embalagem dura - e levar as recargas, se necessário. Pacientes que precisam de altos níveis de oxigênio podem precisar viajar com vários tanques pequenos quando estiverem fora de casa por períodos prolongados.

Concentradores de Oxigênio

Concentradores de oxigênio são máquinas que absorvem ar do ambiente e concentram o oxigênio encontrado. no ar. Este oxigênio concentrado, que agora é 95% puro, é então entregue ao paciente. Os concentradores de oxigênio são operados com eletricidade, portanto, um tanque de oxigênio reserva deve ser mantido à mão em caso de falta de energia. Concentradores de oxigênio originais eram máquinas grandes que só podiam ser usadas em casa, mas novos modelos de concentradores de oxigênio portáteis permitem maior mobilidade e liberdade. A maior desvantagem dos concentradores de oxigênio é a dependência da máquina quanto à energia elétrica. Se houver uma falha elétrica ou se a bateria de uma unidade móvel falhar, a máquina não fornecerá oxigênio.

Advertência

Ao usar terapia de oxigênio, você deve estar ciente do perigo extremo que o fogo representa para o seu paciente. segurança. O oxigênio alimenta o fogo, e o oxigênio concentrado que é fornecido aos pacientes, utilizando tanques de oxigênio ou concentradores de oxigênio, pode causar um incêndio violento. Você não deve fumar enquanto estiver administrando oxigenoterapia. Os concentradores devem estar a pelo menos 1,5 m de distância de chamas abertas.