casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como Ler Testes de Laboratório em Desidratação

A desidratação é uma síndrome complexa e desafiadora para se diagnosticar. Pode ser particularmente debilitante, mesmo em níveis moderados, se não for detectado a tempo. Alguns medicamentos, como pílulas de água, podem causar desequilíbrios de fluidos e eletrólitos que são perigosos para o paciente. Ler o trabalho de laboratório para determinar se um paciente está desidratado requer alguma experiência. Sódio, potássio e nitrogênio ureico no sangue (BUN) são todos indicadores do estado de hidratação do paciente. Eles costumam contar a história da desidratação muito antes de os sintomas físicos se manifestarem.

Veja o nível de sódio. Se for superior à variação citada pelo laboratório, o paciente pode estar sofrendo de desidratação hipertônica. Isso significa que o fluido está sendo retirado das células devido à alta quantidade de sódio na corrente sanguínea. Isso é feito para substituir o fluido perdido. Se o nível de sódio for menor do que o intervalo citado pelo laboratório, então o paciente tem desidratação hipotônica. Isso é causado pela rápida perda de eletrólitos de medicamentos como diuréticos ou pílulas de água.

Veja o nível de potássio. Se for menor que a variação citada pelo laboratório, a desidratação hipotônica pode estar com defeito. Esse tipo de desidratação extrai fluido dos vasos para as células. Isso geralmente é causado por diuréticos.

Veja o nível de nitrogênio ureico no sangue (BUN) e o nível de creatinina. Na desidratação grave, o nível de BUN será muito superior ao nível de creatinina.