casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como a luz UV mata as bactérias?

Quem usa a esterilização por luz UV?

A radiação ultravioleta é usada para matar microorganismos, fungos e fungos em várias aplicações ambientais. A esterilização UV é usada para sistemas de purificação de ar, purificação de água, manutenção de aquários e tanques, higiene laboratorial e proteção de alimentos e bebidas.

Quando usar esterilização por luz ultravioleta

A esterilização por ultravioleta é útil para a eliminação direcionada de microorganismos no ar e na água. A esterilização UV não deixa resíduos químicos ou radiação no ar ou na água e não prejudica animais e plantas não direcionados. O tratamento funciona bem com patógenos transmitidos pela água, mas não remove impurezas químicas ou de metais pesados. A água deve ser filtrada antes da exposição aos raios UV para melhorar o efeito de esterilização. Os microrganismos esterilizados permanecem no ar ou na água.

Onde usar a esterilização por luz ultravioleta

Como a exposição direta à luz ultravioleta forte pode causar cegueira e queimaduras na pele de pessoas e animais, a esterilização geralmente ocorre em capas UV protegidas "or light-proof UV chambers.", 3, [[Tratamento UV funciona bem em aplicações onde a contaminação bacteriana representa um problema no ar ou na água em aquários, tanques, laboratórios e salas limpas. Como funciona a esterilização por luz ultravioleta

A luz ultravioleta mata microorganismos ao danificar seu DNA. A radiação UV perturba as ligações químicas que mantêm os átomos do DNA juntos no microorganismo. Se o dano for grave o suficiente, as bactérias não podem reparar o dano e as células morrem. A exposição prolongada à luz UV ajuda a garantir a eliminação completa de todos os microorganismos. Ao contrário dos tratamentos químicos, no entanto, o ar ou a água tratada com UV não resiste à contaminação.

Por que usar a esterilização por luz ultravioleta

A luz ultravioleta penetra nas células, mas não altera a água, o ar ou os alimentos tratado. Nada é adicionado ao meio, exceto energia. Os insetos mortos também não são removidos do meio esterilizado. Nem são partículas orgânicas ou inorgânicas na água ou no ar. Alguns organismos, como certos moldes, não são tão afetados pela radiação UV. Radiação UV é indicada em situações em que resíduos químicos após a esterilização não são aceitáveis , , ] ]