casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais e benefícios do azeite de oliva

O azeite de oliva existe há séculos e oferece muitos benefícios e poucos efeitos colaterais. Ele pode ser usado para cozinhar, arrumação e como uma beleza pessoal ou suplemento de saúde. A ingestão diária do tipo certo de azeite de oliva também ajudará a prevenir doenças cardíacas e pode reduzir o risco de câncer de cólon.

Fatos

Azeitonas são pressionadas a produzir azeite de oliva. O óleo retém todas as vitaminas e nutrientes da azeitona, porque não precisa de processamento. Uma vez que o óleo é pressionado a partir da azeitona, ele pode ser ingerido como é.

O azeite é rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes. O óleo também contém lipoproteínas de alta densidade (HDLs) que são vitais no controle de lipoproteínas de baixa densidade (LDLs). LDLs aumentam o seu nível de colesterol e podem ser prejudiciais à sua saúde, mas os HDLs mantêm esses níveis sob controle.

Benefícios para a saúde

Porque o azeite é tão vital no controle do colesterol, é um alimento excelente para ajudar a prevenir doença cardíaca. Engolir apenas 2 colheres de sopa. de azeite virgem todos os dias durante uma semana pode reduzir visivelmente o seu colesterol. Ao reduzir o colesterol, você também pode reduzir sua pressão arterial e seu risco para a doença de Alzheimer. Pesquisadores também descobriram que o azeite pode ser muito útil na redução do risco de câncer de cólon, mama e pele. Uma dieta suplementada com azeite de oliva pode ser tão eficaz quanto uma dieta rica em frutas e vegetais.

O azeite de oliva também pode ajudar na digestão, aliviar a constipação, prevenir a perda de cabelo, hidratar a pele e promover o crescimento saudável das unhas. br> Usos domésticos

O azeite também pode ser uma ferramenta útil em casa. O azeite de oliva esfregado em panelas de aço inoxidável pode ajudar a evitar a formação de manchas ou manchas nas panelas e age como um condicionador natural para o metal. Azeite com um pouco de vinagre e suco cítrico atua como um substituto para o polonês de móveis de madeira. Se você tiver um zíper preso, simplesmente aplique azeite de oliva nos dentes e abaixe o zíper. Adicionando 1 colher de chá. azeite de oliva para a comida do seu gato também vai ajudar a prevenir bolas de pêlo e dar-lhe um casaco brilhante.

Efeitos colaterais

O único efeito negativo do azeite, a menos que você é alérgico a ela, é que pode causar leve diarreia se grandes quantidades forem ingeridas. Mas isso também pode ser benéfico, uma vez que atua como um laxante natural, se você está constipado. No entanto, se você estiver tomando medicamentos para diabetes ou pressão arterial, diminua a ingestão de azeite. O azeite de oliva reduz o açúcar no sangue e a pressão sanguínea. Se você estiver tomando medicamentos para isso e ingerindo azeite de oliva ao mesmo tempo, seu açúcar no sangue e pressão podem ficar muito baixos, causando complicações.

O Melhor Tipo de Azeite de Oliva

Muitos tipos de azeite são disponível - luz extra, leve, virgem e extra virgem. Os óleos leves geralmente são mais processados e têm menos nutrientes originais neles. Os óleos virgens são óleos obtidos a partir de azeitonas frescas prensadas. Extra virgem significa que a azeitona foi pressionada uma vez e virgem significa que foi pressionada duas vezes. Virgem extra sempre terá mais nutrientes e mais benefícios para sua saúde. Compre sempre azeite biológico, se possível.

, , ] ]