casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os perigos de inalar fiapos dos secadores?

O fiapo que se acumula depois de secar as roupas no secador pode ser bastante tóxico e perigoso. O perigo mais conhecido desta substância é a sua inflamabilidade, criando o potencial para incêndios, se não for devidamente limpo com frequência. Ele também pode conter alguns produtos químicos que podem ser tóxicos de várias maneiras diferentes se inalados. Esses produtos químicos vêm de amaciantes de roupas, as próprias roupas e outros fatores ambientais que entram na roupa e secadora. Respiratório

Uma preocupação comum é efeitos respiratórios causados ​​por inalação de fiapos secador. O fiapo físico, mesmo sem o potencial de produtos químicos, é uma substância estranha que não deve entrar em seus pulmões. Se isso acontecer, pode causar tosse e dificuldade para respirar. Alguns dos produtos químicos que visam especificamente o sistema respiratório vêm de amaciadores de tecidos. Verificou-se que o alfa-terpineol causa irritação nas membranas mucosas e doenças do tipo pneumonia que podem resultar em inflamação grave dos pulmões se inaladas. O álcool bensílico provoca distúrbios respiratórios superiores que podem causar insuficiência respiratória.

Várias diferentes substâncias, bem como um punhado de outras, têm sido estudadas e demonstradas como causadoras de efeitos carcinogênicos. Alguns produtos químicos estão até localizados na “Lista de Resíduos Perigosos” da Agência de Proteção Ambiental. Um exemplo de um desses produtos químicos é o clorofórmio, que não deve ser aquecido e pode causar tumores no fígado e nos rins. Outra substância química carcinogênica encontrada na secadora de algodão é o acetato de benzila, que pode ser a causa dos cânceres pancreáticos.

Transtornos do Sistema Nervoso Central - Transtornos do sistema nervoso central (SNC) podem ser extremamente problemáticos. Esses distúrbios podem ser desde dores de cabeça até convulsões severas. Vários dos produtos químicos encontrados na fibra do secador, que podem causar distúrbios do SNC, provêm de retardadores de chama usados ​​no tecido. Alguns exemplos são éteres difenílicos polibromados, cânfora e etanol. Estes também podem ser muito perigosos em crianças pequenas ou mulheres grávidas, pois podem levar a defeitos congênitos envolvendo habilidades motoras e comportamento de acordo com estudos feitos em camundongos e ratos.