casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cafeína e Dano Cerebral

A cafeína é um estimulante encontrado em produtos como café, chá e refrigerantes. A droga afeta o sistema nervoso central e causa efeitos colaterais, como sentimentos de alerta e energia mais alta, embora pareça não haver evidência científica que demonstre que ela danifica seu cérebro ou causa danos cerebrais.

Cafeína

A cafeína existe naturalmente em certas plantas, mas também pode ser criada sinteticamente. Quando você bebe cafeína, seu corpo absorve-lo muito rapidamente e passa para o seu cérebro, de acordo com o MedlinePlus, um serviço do National Institutes of Health. A droga não se acumula em seu corpo e é excretada pela urina depois de várias horas. Além de bebidas populares, a cafeína geralmente está presente em vários medicamentos, como analgésicos, medicamentos para resfriado e pílulas dietéticas.

Dano cerebral

Atualmente não há evidências que mostrem que a cafeína causa ou leva ao cérebro danificar. De fato, a cafeína na verdade pode ajudar a proteger ou mesmo curar seu cérebro. De acordo com um estudo de 2010 publicado no "Jornal da doença de Alzheimer", a cafeína pode protegê-lo do declínio mental associado a condições médicas, como a doença de Alzheimer e demência. O estudo relatou que as pessoas que consomem regularmente quantidades moderadas de cafeína tiveram uma correlação inversa com o declínio cognitivo, o que significa que elas tinham menos probabilidade de sofrer tais declínios do que aquelas que não eram consumidores regulares de cafeína. > Embora a cafeína não esteja associada a danos cerebrais, existem outros efeitos colaterais potenciais dos quais você deve estar ciente. MayoClinic.com informa que ingerir muita cafeína não é bom para você, pois pode levar a sintomas que incluem insônia, nervosismo, irritabilidade, batimentos cardíacos aumentados e tremores musculares. Esses sintomas podem aparecer se você ingerir mais de 500 a 600 mg de cafeína por dia, o equivalente a beber entre quatro e oito xícaras de café.

Outras considerações

Os efeitos benéficos e negativos que você tem com cafeína não existe em um vácuo, e você sempre deve ver seu consumo de cafeína como uma pequena parte de sua saúde e bem-estar geral. O Conselho de Assuntos Científicos da Associação Médica Americana diz que, embora o uso moderado de cafeína provavelmente não tenha nenhum efeito negativo em sua saúde, você ainda deve se envolver em um estilo de vida saudável. Por exemplo, embora a cafeína possa proteger contra algumas condições cerebrais, se você ingerir muitas bebidas cafeinadas de alto teor calórico, como colas, isso pode levar ao ganho de peso e a problemas de saúde associados, como obesidade, pressão alta e diabetes. br>