casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os efeitos de ter piolhos

Os piolhos são insetos parasitas comuns que se espalham facilmente de pessoa para pessoa, vivem na cabeça e se alimentam de sangue no couro cabeludo. Esses pequenos insetos sem asas depositam ovos chamados lêndeas na haste capilar, o que pode ser confundido com caspa. Prescrição e shampoos sem receita podem matar piolhos. Para aqueles que não querem usar inseticidas, usar um pente de dentes finos pode efetivamente acabar com uma infestação de piolhos. Conhecer os efeitos de ter piolhos garante que o tratamento seja abrangente. Embora os piolhos não sejam perigosos e não espalhem doenças, o piolho usa uma boca em forma de agulha para morder o couro cabeludo e encontrar o sangue necessário para sobreviver e prosperar. As picadas irritam e, às vezes, inflamam a pele, o que pode provocar arranhões para aliviar a coceira. Às vezes, uma reação alérgica faz com que o couro cabeludo a coceira. Uma pessoa que contrai apenas alguns piolhos pode não sentir uma coceira nos primeiros dois a três meses, à medida que os piolhos geram e aumentam a população na cabeça. A alergia então causa coceira intensa. Algumas pessoas nunca experimentam uma coceira, e descobrir uma infestação de piolho é apenas através da visão desses insetos ou seus ovos no cabelo. O tratamento para livrar a cabeça dos piolhos também pode desencadear a coceira, porque o eczema pode resultar. MedlinePlus relata que os anti-histamínicos podem aliviar a coceira em alguns casos.

Infecções

Grave coçar da cabeça, particularmente atrás das orelhas ou na parte de trás do pescoço, pode causar uma infecção. Como o coçar persiste, as unhas podem romper a pele e uma infecção bacteriana pode se desenvolver. MedlinePlus revela que pequenas protuberâncias vermelhas podem se formar e escorrer e se tornar crocantes, colocando o sofredor infestação de piolhos em maior risco de infecção de feridas abertas. Os médicos geralmente prescrevem antibióticos para eliminar infecções bacterianas. O site dos Arquivos de Documentos da Primeira Guerra Mundial revela que a infestação por piolhos causou uma condição chamada febre das trincheiras entre os soldados entre 1915 e 1918, que causou febre, fortes dores de cabeça e dor nos músculos e canelas das pernas. Noventa e sete por cento dos soldados experimentaram uma infecção por piolhos severa neste momento.

Inseticida Reação e Uso Excessivo

O uso de inseticidas para livrar uma pessoa de uma infestação por piolhos pode apresentar problemas em várias frentes. O uso excessivo de inseticidas pode tornar os piolhos resistentes ao inseticida usado, e também pode causar uma reação na pessoa que usa a substância. Alguns xampus de prescrição médica para matar piolhos contêm lindano, o que pode resultar em envenenamento ou convulsões e morte se usado por muito tempo, de acordo com a PubMed Health. Aqueles que usam shampoos para matar piolhos devem ter o cuidado de usar luvas e só deixar a medicação entrar em contato com a área que requer tratamento. A maioria dos medicamentos vendidos sem prescrição contém os pesticidas piretrina ou permetrina, que são mais seguros que o lindano, mas ainda podem causar reações.

Um relatório publicado em maio de 2006 na revista Archives of Disease in Childhood informa que inseticidas contendo piretróides para matar piolhos estão se tornando menos eficazes como os piolhos desenvolvem uma resistência. Um artigo de setembro de 2008 no New York Daily News refere-se à frustração sobre o tratamento de "super piolhos" que se tornaram resistentes a tratamentos de xampu vendidos sem receita. O artigo relata que pode levar de três a cinco anos para que os piolhos desenvolvam resistência a um novo produto pesticida que destrua os piolhos.