casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais de pedra nos rins

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a nefrolitíase, ou formação de cálculos renais, é uma doença muito comum, afetando quase uma em cada 10 pessoas durante suas vidas. Entre sete e 10 de cada 1.000 internações hospitalares estão relacionadas a cálculos renais. As pessoas que têm história familiar de pedras nos rins, aquelas que vivem em áreas com água macia e aquelas que são freqüentemente desidratadas têm maior risco de formação de cálculos. Os cálculos renais têm um número de efeitos colaterais desagradáveis.

Dor

Cólica renal é uma dor excruciante que se desenvolve quando uma pedra nos rins passa através do ureter. É tipicamente uma dor aguda que se desenvolve em um lado das costas e se irradia para o abdome. Às vezes se espalha para a região da virilha também. Esta dor severa pode ser acompanhada por uma queimação ou urgência durante a micção, náuseas e vômitos, ou sangue na urina.

Bloqueio do Rim

Como a pedra atravessa o ureter, ela pode bloquear a passagem da urina do rim para a bexiga. Este backup da urina é chamado de obstrução e pode ocorrer sem qualquer dor. Normalmente, o bloqueio dos rins é apenas temporário e é aliviado à medida que a pedra nos rins passa. Se o bloqueio persistir, pode levar à infecção ou insuficiência renal.

Infecção

Pedras nos rins podem causar infecção, especialmente se a pedra está bloqueando o fluxo de urina. Febre, muitas vezes com dor no flanco, é um sinal de infecção renal em potencial. As infecções renais podem ser muito perigosas e devem ser tratadas imediatamente. Antibióticos intravenosos e a colocação de um tubo para drenar o rim bloqueado ajudarão a infecção renal a se resolver com segurança. Algumas pedras, chamadas de pedras de estruvita, são causadas por infecções renais e requerem uma estratégia de tratamento diferente.

As pedras nos rins ocasionalmente causam insuficiência renal. Pedras maiores, pedras que causam obstruções ou infecções, e pedras que reaparecem com freqüência, têm maior probabilidade de causar essa complicação muito séria. Por esta razão, é importante seguir as recomendações do médico destinadas a prevenir a formação futura de pedras.

Pedras Recorrentes

Uma complicação comum da formação de pedras nos rins é a recorrência das pedras ao longo do tempo. À medida que as pedras continuam a se formar, aumenta a probabilidade de mais efeitos colaterais. Um diagnóstico adequado da causa da formação da pedra levará a uma prevenção mais eficaz das pedras recorrentes.