casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Funções da bexiga

A bexiga, um saco oco localizado atrás do osso púbico, é um órgão integral do sistema urinário. As principais funções da bexiga são armazenar urina produzida pelos rins e excretá-la do corpo. Para cumprir essas funções, a parede da bexiga consiste em três camadas de músculo liso que coletivamente formam o músculo detrusor revestido com uma membrana de muco extensível e conectado ao sistema nervoso central por três pares de nervos. Os nervos e músculos trabalham juntos em perfeita coordenação para controlar o armazenamento da urina, sinalizar o cérebro e urinar.

A urina é produzida nos rins e continuamente drena para a bexiga através dos dois ureteres, um de cada lado. Os ureteres, que são tubos de 8 a 10 polegadas de comprimento, são revestidos com músculos que se contraem e relaxam para ajudar a mover a urina do rim para a bexiga.

A bexiga tem um terceiro tubo, a uretra. , através do qual a urina é excretada do corpo. Este tubo é controlado pelo esfíncter interno da uretra, um músculo circular localizado entre o colo da bexiga e a uretra. Este esfíncter é muito importante porque sem ela a bexiga não seria capaz de armazenar urina; em vez disso, a urina passaria continuamente pela bexiga e pelo corpo.

A parede da bexiga é capaz de se esticar, tornando-a uma área de armazenamento perfeita. Como a urina entra na bexiga, a bexiga se distende para permitir mais volume. À medida que fica cheio, os receptores de estiramento na parede da bexiga sinalizam para o cérebro.

Os nervos da bexiga são nervos periféricos, o que significa que eles se ramificam a partir da medula espinhal que, então, se conecta ao cérebro. Quando a bexiga está cheia, os nervos enviam um sinal pelos nervos, pela medula espinhal e até o cérebro. O cérebro então envia um sinal de volta para a bexiga que instrui o esfíncter uretral interno a relaxar e o músculo detrusor a se contrair.

Como o músculo detrusor da bexiga se contrai, a pressão dentro da bexiga torna-se maior que a pressão na uretra, permitindo que a urina flua para fora do esfíncter uretral interno relaxado. Todos esses sinais devem ser coordenados com precisão para que a urina seja completamente anulada da bexiga. Embora o cérebro regule automaticamente a micção, as pessoas têm a capacidade de retardar a micção - dando-lhes tempo para chegar a um banheiro.