casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como ensinar higiene pessoal para adultos

A higiene pessoal é algo que nos mantém limpos, saudáveis ​​e promove uma auto-imagem positiva. A maioria dos pais ensina aos seus filhos técnicas de higiene pessoal quando são jovens, a fim de poder cuidar de si mesmos à medida que envelhecem. Há alguns casos em que os adultos não praticam boa higiene ou não conseguem cuidar de si mesmos. Nesses casos, outro adulto ou profissional precisa intervir e ajudar.

Avalie a situação. Se você suspeitar que alguém não está cuidando de si mesmo, tente entender o motivo. Se você suspeitar de abuso de substância ou uma forma de doença mental, você terá que lidar com isso de forma diferente do que se eles estivessem simplesmente deixando-se ir ou não se sentissem sujos ou tivessem odor corporal. Em alguns casos, as pessoas são atingidas pela pobreza, deixando-as sem água ou dinheiro para lavar suas roupas. Alguns adultos podem ser idosos e incapazes de cuidar de si mesmos, portanto, uma agência sobre o envelhecimento pode fornecer-lhes cuidados regulares de higiene. Alguém que é fisicamente incapaz de fornecer sua própria higiene pessoal também precisará de assistência direta.

Fale com eles sobre seu problema de higiene. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças afirmam que os níveis de limpeza pessoal na sociedade são frequentemente associados à saúde. Explique ao adulto que, para ser saudável, ser fresco e limpo é uma parte importante de sua saúde e bem-estar geral. Espere que eles sejam autoconscientes sobre sua higiene e possivelmente defensivos também. Algumas pessoas que têm problemas de higiene podem não sentir que têm odor corporal ou cabelos oleosos, por exemplo.

Peça que ele visite seu médico de cuidados primários. Isso garante que ele está em boa saúde, além de sua higiene. Existem algumas condições médicas que podem levar à falta de higiene, como síndrome do intestino irritável, infecção por fungos, glândulas sudoríparas superprodutivas e incontinência urinária. Essas questões precisarão ser tratadas antes que as práticas de higiene possam ser eficazes. Seu médico também pode verificar se ele tem um distúrbio mental que está prejudicando sua capacidade de cuidar de si mesmo adequadamente.

Explique a ela as ferramentas necessárias para os cuidados necessários. Isso inclui as ferramentas básicas, como pente, loção, navalha, cortador de unhas, lixa de unha, escova de dente, pasta de dente, absorventes higiênicos e desodorante. Reiterar que tomar banho ou tomar banho é recomendado diariamente. Lavar todas as partes do corpo, especialmente áreas onde as glândulas sudoríparas são mais produtivas, como axilas, virilha, couro cabeludo e áreas genitais. Diga-lhes para usar shampoo, sabão e uma toalha limpa em cada uso. Enfatize para a pessoa que ela deve sempre usar roupas limpas e lavar as mãos com frequência ao longo do dia. Lembre-a de que cuidar de si mesma previne muitas condições relacionadas à higiene, como vermes e mau hálito.

Peça a ele que peça ajuda. Se ele está enfrentando um problema de abuso de substâncias que está impedindo-o de cuidar de si mesmo, ele pode precisar de serviços de reabilitação, explica o Instituto Nacional sobre Drug Abuse. Se ele está focado em abuso de drogas ou álcool, ele não pode tomar o tempo para tomar banho ou se limpar regularmente. Conseguir ajuda para o seu vício através de cuidados de internamento ou de uma vida sóbria em ambulatório dará a ele uma visão clara e tornará mais fácil para ele se concentrar em cuidar de si próprio.