casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

5 coisas que você precisa saber sobre os sintomas de envenenamento por arsênico

Natural não é sempre seguro

O arsênico é uma substância natural que está presente em pequenas quantidades em rochas, solo e águas subterrâneas. Tem usos industriais em alguns empreendimentos de metalurgia e mineração. O arsênico também é um ingrediente no veneno de ratos e pesticidas. Embora usado medicinalmente ao longo da história, o arsênico é altamente tóxico e causa a morte se ingerido em uma dose grande ou através de exposição a longo prazo em doses mais baixas. Não há tempo para desperdiçar

Uma pessoa pode inalar ou engolir arsênico, dependendo se está em uma substância sólida ou líquida ou um spray. Os sintomas começam cerca de 30 minutos após a ingestão de arsênico com salivação e gosto ruim na boca. Em seguida vem cólicas estomacais, vômitos e diarréia, seguidas por convulsões e choque. A morte resulta de convulsões e choque ou de insuficiência renal um pouco mais tarde. Envenenamento por arsênico é letal algumas horas a alguns dias após a exposição.

Note que a toxina pode mover-se lentamente

Às vezes as pessoas experimentam envenenamento lento por arsênico. Isso acontece em partes do mundo onde o arsênico contamina a água potável ou onde os trabalhadores são cronicamente expostos a baixos níveis de arsênico, como em fábricas de pesticidas ou indústrias metalúrgicas ou de mineração. Os sintomas da exposição crônica ao arsênico são diferentes daqueles da exposição aguda. Os primeiros sintomas incluem tumores na pele e alterações no pigmento da pele, causando manchas escuras ou brancas. Com o tempo, as pessoas com exposição contínua ao arsênio desenvolvem câncer, especialmente câncer de pulmão e câncer de bexiga.

Os médicos podem ajudar

O arsênico se acumula nos folículos pilosos e nas unhas das mãos e dos pés. Os prestadores de cuidados de saúde diagnosticam intoxicação crônica por arsênico, analisando esses tecidos do corpo para a presença de arsênico. Eles diagnosticam intoxicação aguda por arsênico, revendo a história imediata dos sintomas e procurando uma fonte provável. Os médicos tratam o envenenamento por arsênico com injeções de dimercaporal, que administram várias vezes ao longo de vários dias. A detecção e o tratamento precoces são cruciais porque o arsênico trabalha rápido e pode matar uma pessoa ou danificar permanentemente o rim em apenas algumas horas.

Ajudar seu corpo a limpar a casa

Quando alguém já passou por uma exposição prolongada a pequenos quantidades de arsênico, eles podem liberar as toxinas acumuladas do corpo através de um processo chamado quelação. A terapia de quelação usa medicamentos ou outras substâncias para ajudar o corpo a eliminar metais tóxicos, como o mercúrio, além do arsênico. Alguns componentes da dieta também ajudam o corpo a remover certas toxinas. Exemplos são fibra, o aminoácido cisteína e enxofre. Outros suplementos dietéticos que ajudam as toxinas da purga do corpo são a coenzima Q10, o aminoácido L-lisina, alho e alfafa. Ao usar suplementos para eliminar toxinas e metais do corpo, você também deve suplementar com minerais essenciais como o ferro, que são removidos do corpo no processo de quelação.