casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O Guia Essencial para o Índice Glicêmico e Vida sem Glúten

O índice glicêmico ou GI foi desenvolvido para medir os carboidratos e a rapidez com que são liberados no corpo após a ingestão de alimentos. Alimentos classificados como baixo IG liberam sua energia lentamente e têm valores de 55 ou menos. Alimentos com IG médio têm valores entre 56 e 69 e alimentos com IG alto têm valores de IG de 70 ou mais. Um valor de 100 significa que a comida libera energia tão rapidamente quanto glicose pura.

Efeitos sobre o açúcar no sangue

Se você ingerir alimentos com alto IG, poderá experimentar uma onda súbita de energia que rapidamente se esvai , deixando você se sentindo cansado, fraco e com fome novamente. Isso ocorre porque o carboidrato de liberação rápida fez com que os níveis de açúcar no sangue subissem e caíssem acentuadamente. Para evitar isso e manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, tente alimentos com baixo IG.

Benefícios dos alimentos com baixo IG

De acordo com o Programa GI Symbol, incluir alimentos com baixo IG na sua dieta pode ajudá-lo sentir-se satisfeito durante mais tempo após as refeições, o que significa que é menos provável que coma ou coma em excesso. Isso pode ajudá-lo a perder peso ou manter um peso saudável. Alimentos com IG baixo podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certas doenças oculares. Você também pode encontrar sua pele melhora, juntamente com sua capacidade de realizar fisicamente e mentalmente. Um estudo publicado na edição de março de 2013 da "Longevity and Healthspan" relata que uma dieta de baixo índice glicêmico não só mantém os níveis de açúcar no sangue elevados, mas também pode aumentar sua expectativa de vida em 12%, observando os resultados do estudo realizado em camundongos. br> Vida livre de glúten

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. Se você sofre de intolerância ao glúten ou doença celíaca, você descobrirá que remover o glúten de sua dieta pode aliviar seus sintomas. De acordo com o site da Academia de Nutrição e Dietética, você deve evitar alimentos que contenham cevada, bulgur, durham, farina, kamut, farinha de matzo, centeio, semolina, espelta e trigo ao seguir uma dieta sem glúten. Livre de produtos

O GI de massas sem glúten varia dependendo da variedade; no entanto, todos têm valores semelhantes às variedades glutinosas. De acordo com o banco de dados do índice glicêmico, macarrão sem glúten em geral tem um IG de 54, macarrão de milho sem glúten tem um de 68 e macarrão de arroz sem glúten tem um GI de 51.

o espaguete livre e o pão sem glúten são ligeiramente superiores aos das variedades glutinosas. O IG do espaguete sem glúten é 51, enquanto o espaguete é 42. Da mesma forma, o IG do pão multigrain sem glúten é 79, enquanto a versão à base de trigo é 62, e o pão branco é 80 comparado a 70 para o trigo versão.

Sem glúten - Comendo

Ao seguir uma dieta sem glúten, basear suas refeições em torno de flocos grandes de aveia ou aveia, trigo sarraceno e quinoa, pois estes têm baixos valores de IG. Você pode diminuir o valor GI total de pães e massas sem glúten, adicionando bastante proteína, como frango, peixe ou ovos, vegetais com baixo teor de IG e feijão, ou legumes de pulso à sua refeição.