casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O amido de trigo tem glúten?

O glúten é um dos mais de cem tipos de proteína no trigo. A proteína do glúten tem a propriedade altamente desejável de elasticidade. É usado em muitos tipos de cozimento porque fornece a força e a flexibilidade que permitem que a massa contenha gás e suba. Para a maioria, a proteína no trigo é uma coisa boa. O trigo é uma importante fonte de proteína para seres humanos em todo o mundo. Para aqueles incapazes de comer glúten devido a alergias ao trigo, intolerância ao trigo ou intolerância ao glúten, o uso generalizado de glúten na indústria alimentícia os obriga a evitar uma grande quantidade de produtos alimentares. Alergias do Trigo

Pessoas com trigo alergias têm uma resposta auto-imune aos produtos de trigo e trigo. Seu sistema imunológico confunde as moléculas de trigo como invasoras e seus glóbulos brancos formam anticorpos proteicos que tentam neutralizar os invasores. Os sintomas podem ocorrer em poucos minutos a várias horas e podem incluir náuseas, vômitos, urticária, olhos lacrimejantes, eczema, erupções cutâneas, comichão, coriza, tosse, dores de cabeça, inchaço da garganta, lábios ou membros, dificuldade para respirar e dores gerais. "Embora raros, em casos graves, as pessoas podem ter choque anafilático. Aqueles com alergias ao trigo podem responder ao glúten, mas também podem responder às outras proteínas não-glúten em produtos de trigo.

Doença celíaca

A doença celíaca, também conhecida como intolerância ao glúten, ocorre quando o sistema imunológico responde ao glúten no trato digestivo, atacando o revestimento interno do intestino delgado. O revestimento do intestino delgado fica inflamado e, com o tempo, perde sua capacidade de absorver nutrientes dos alimentos. Os sintomas, que são cumulativos e demoram a aparecer, podem incluir vômitos, diarréia, letargia, perda de peso e desnutrição. Pessoas com doença celíaca, muitas vezes também respondem negativamente a proteínas semelhantes ao glúten, como encontrado em aveia, centeio e cevada.

Intolerância ao Trigo

Intolerância ao trigo não envolve o sistema imunológico. Embora a causa não seja conhecida com certeza, alguns especialistas acreditam que certas pessoas não têm uma enzima necessária para digerir o trigo, de acordo com um artigo no Daily Mail. Os sintomas incluem dor nas articulações, dores de cabeça e inchaço.

Amido de Trigo

Amido de trigo é um pó produzido pela remoção das proteínas, incluindo o glúten, da farinha de trigo. Amido de trigo é usado como um agente espessante e estabilizador em molhos e alimentos processados. Também é usado como ingrediente em adoçantes de alimentos, como xarope de glicose, malotdextrinas e dextrose. Enquanto a maior parte da proteína é extraída com sucesso da farinha para produzir amido de trigo, pessoas altamente sensíveis ainda podem reagir ao pouco de proteína que resta. Além disso, algumas usinas podem usar o mesmo maquinário para processar amido e glúten, portanto pequenas quantidades adicionais de glúten residual podem chegar ao amido.

Pessoas com doença celíaca, alergia ao trigo ou intolerância ao trigo devem evitar o trigo comercial amido. Amido de trigo que é especificamente fabricado para cumprir com o padrão sem glúten internacional pode ser consumido com segurança, de acordo com a Internet Health Library, embora este produto seja caro de produzir e geralmente não seja usado em produtos alimentícios comerciais amplamente distribuídos.

O glúten está contido no pão, padaria, produtos de cereais e massas feitas de farinha de trigo. Farinha de trigo, glúten e amido de trigo também estão escondidos em uma ampla variedade de produtos alimentícios, como frango frito, bolo de carne, molhos e molhos espessos com farinha ou amido de trigo, panquecas e waffles, frios, salsichas e saladas engrossadas com farinha ou amido de trigo. Cerveja, molho de soja, produtos lácteos, como sorvete, cuscuz, condimentos como ketchup e substitutos de creme de café também podem conter glúten. Verifique os rótulos dos ingredientes e evite alimentos que contenham aromas naturais, amido gelatinizado, amido alimentar modificado, proteínas vegetais hidrolisadas e gomas vegetais.