casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os perigos ocultos do xarope de milho com alto teor de frutose

O xarope de milho com alto teor de frutose é um adoçante que é usado em muitos refrigerantes e alimentos processados. Os subsídios do governo ao milho tornaram mais barato para os fabricantes de alimentos usarem o adoçante de milho refinado e, como resultado, ele é encontrado em tudo, desde frutas em conserva até ketchup. Um estudo conduzido por GA Bray na Louisiana State University descobriu que o xarope de milho rico em frutose, ou HFCS, representa mais de 40% de todos os adoçantes usados ​​em alimentos e bebidas. O especialista em supermercados Phil Lempert afirma, no entanto, que 81% dos consumidores estão preocupados com o HFCS. A demanda por alternativas fez com que empresas como a Heinz e a Kellogg's oferecessem produtos feitos com açúcar verdadeiro em vez de HFCS.

Xarope de milho com alto teor de frutose

O xarope de milho com alto teor de frutose, ou HFCS, é um produto altamente refinado . Os fabricantes separam o amido de milho de outras partes do kernel, deixando um líquido. Enzimas são adicionadas, e isso transforma parte dos açúcares no líquido da glicose em frutose. A mistura resultante é o xarope de milho rico em frutose.

O xarope de milho rico em frutose pode ser um fator na epidemia de obesidade. Embora a Corn Refiners Association e a American Medical Association afirmem que todo o açúcar tem calorias iguais e o xarope de milho rico em frutose não é pior do que qualquer outra forma de adoçante, um estudo da Princeton University sugere o contrário. O estudo, liderado por Bart Hoebel, descobriu que os ratos que receberam acesso ao HFC ganharam mais peso do que os ratos que receberam o açúcar de mesa.

Diabetes

A taxa de diabetes tipo 2 aumentou ao mesmo tempo que o uso e o consumo de xarope de milho em carboidratos processados ​​também aumentou. Um estudo de 2004 liderado por L.S. Gross, do Inter-Medic Medical Group, revisou o papel dos hábitos alimentares junto com a prevalência do diabetes tipo 2 e descobriu que a dieta está relacionada ao diabetes. A taxa de diabetes subiu quando as pessoas consumiram mais xarope de milho e carboidratos, e diminuiu com mais consumo de fibras. Alergias xarope de milho de alta frutose é perigoso se você tem alergias a milho. Embora a alergia ao milho não seja tão comum quanto uma alergia ao leite ou à soja, ela existe e os sintomas são semelhantes. As alergias ao milho podem causar urticária, dores de cabeça e dores de estômago. Xarope de milho rico em frutose é em muitos produtos, e evitando-o inteiramente é necessário se você tem uma alergia ao milho.

Propriedades aditivas

Açúcar e adoçantes relacionados, incluindo HFCS, pode ser viciante. Um estudo conduzido por Magalie Lenoir na Universidade de Bordeaux, na França, indicou que o potencial aditivo em adoçantes pode exceder o da cocaína. Ratos alimentados com uma solução adoçada foram obrigados a consumir mais. Você pode achar difícil quebrar seu desejo por algo doce se consumir freqüentemente xarope de milho rico em frutose e outros adoçantes.