casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Sobre os óleos de Parafina

Os óleos de parafina são derivados de petróleo. Estes óleos são usados ​​em uma variedade de indústrias, desde a produção de alimentos até produtos farmacêuticos, cosméticos e engenharia. A parafina líquida, também conhecida como "parafina branca" ou "óleo mineral", é transparente, inodora, incolor, impermeável e consiste em "hidrocarbonetos saturados obtidos do petróleo", diz o Dr. Billy Bourke, professor de medicina da University College Dublin. O óleo de parafina também é usado nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. O óleo de parafina, ou parafina, é comumente chamado de querosene nos Estados Unidos e é usado principalmente como combustível. Em 1859, Edwin Drake perfurou o primeiro poço produtor de petróleo em Titusville, Pensilvânia. Em 1870, John Rockefeller entrou no negócio de refino de petróleo quando formou a Standard Oil. A Rockefeller pretendia produzir querosene para iluminação e aquecimento. O petróleo explodiu em países da América Central e do Sul e do Oriente Médio de 1908 a 1959.

Propriedades físicas e químicas

A parafina derrete entre 116 e 149 graus Fahrenheit. Não é solúvel em água, então uma substância química como éter, benzeno ou certos ésteres deve ser usada para remover a parafina das superfícies, diz o Grupo CCBOL. A parafina é geralmente encontrada em forma de cera sólida. É geralmente de cor branca e não contém qualquer sabor ou odor.

Usos

Parafina é usada para fazer velas; revestir queijos duros; como um repelente de umidade para fertilizantes; para preparar amostras; selar frascos e latas; como glide wax em pranchas de surf, esquis e snowboards; combustível; lubrificante; e em alimentos para fazê-los parecer brilhantes. Quase todo mundo usa parafina todos os dias de alguma forma.

A cera de parafina, a forma sólida do óleo, é usada em muitos salões para o tratamento das mãos e dos pés. A parafina retém o calor por mais tempo do que a maioria dos materiais, portanto, ao mergulhar as mãos e os pés na cera, você não apenas hidrata a camada externa da pele, mas também proporciona um tratamento térmico profundo às articulações e músculos. O óleo de parafina é usado em loções e cremes para o corpo como um emoliente, que ajuda a selar a umidade na pele.

A cera de parafina é usada em giz de cera e como agente espessante em bolas de tinta. O óleo de parafina é muitas vezes dado às crianças como um laxante. É suave no corpo porque não se quebra dentro da criança, nem está associada a cólicas abdominais, diarreia, flatulência ou distúrbios eletrolíticos, como muitos laxantes, de acordo com um artigo publicado no Archives of Disease in Childhood. br> Proteção, manuseio e armazenamento

O óleo de parafina deve ser armazenado em um recipiente bem fechado e mantido em um local seco e bem ventilado. É muito importante manter o recipiente de óleo de parafina longe de qualquer substância inflamável ou qualquer fonte de calor ou ignição. Resíduo prejudicial pode permanecer no recipiente após a remoção do óleo de parafina. De acordo com a Folha de Dados de Segurança do Material da J.T. Baker, é importante descartar adequadamente o recipiente vazio depois de usar o óleo.

Avisos

O óleo de parafina é prejudicial se ingerido ou inalado. Pode causar irritação na pele, olhos e trato respiratório. De acordo com a Folha de Dados de Segurança do Material, a inalação de vapor ou névoa de óleo de parafina pode resultar em pneumonia por aspiração. A ingestão de óleo de parafina pode causar náusea, diarréia ou vômito. Deixar óleo de parafina na pele por longos períodos de tempo pode levar à dermatite, e pessoas com uma condição de pele pré-existente correm um risco maior de irritação da pele.