casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Exercícios de Reabilitação para Proprioceptores

Propricepção é definida como a capacidade de saber onde seu corpo está no espaço. A propriocepção tem duas extensões práticas nas atividades funcionais. Ser capaz de identificar a posição do seu braço é um aspecto de propricção freqüentemente afetado por derrame ou lesão cerebral traumática. Perda de equilíbrio relacionada à propriocepção prejudicada no tornozelo pode resultar de acidente vascular cerebral ou lesões no tornozelo, como entorse ou ruptura muscular. Seu terapeuta usará exercícios em sua reabilitação para ajudar a reduzir os efeitos de seus déficits proprioceptivos.

Identificação do local do braço

Quando você teve danos ao cérebro ou aos nervos, sua capacidade de identificar a localização dos seus afetados braço ou mão pode ser drasticamente prejudicado. Seu terapeuta ocupacional avaliará sua propriocepção fazendo com que você combine a localização de um braço com o outro braço enquanto seus olhos estão fechados. Para restaurar a propriocepção do membro superior, seu OT fará com que você execute uma variedade de movimentos do braço enquanto observa seu braço. Isso ajudará a reconstruir e reforçar seus caminhos neurais e aumentar sua sensação e consciência corporal. Seu TO também pode instruí-lo a fazer um soco, dobrar o cotovelo ou levantar o braço sem observar se você está progredindo.

Exercícios em pé

Em pé, você pode melhorar sua propriocepção básica em seu tornozelo . Seu fisioterapeuta irá instruí-lo a ficar em pé com os olhos abertos e esforçar-se para manter o equilíbrio. Quando você puder completar um suporte de uma perna, seu PT fará com que você tente manter seu equilíbrio com os dois pés no chão e com os olhos fechados. Então, enquanto seus olhos estão fechados e ambos os pés no chão, o seu PT vai empurrar seu tronco em várias direções para fortalecer suas reações propriceptivas. A atividade mais difícil neste nível é ficar em um pé com os olhos fechados.

Superfícies complacentes

Uma vez que você é competente em uma superfície plana e estável, seu PT irá replicar a série de exercícios em pé em mais superfícies complacentes. Uma almofada de espuma, uma bexiga plana cheia de ar ou um hemisfério de borracha inflado serão colocados debaixo de você enquanto você estiver em pé ou realizando exercícios em pé. Ao se posicionar em superfícies cada vez mais instáveis, sua propriocepção continuará a ser desafiada e começará a melhorar.

Enquanto a sua propriocepção do tornozelo avança, você pode iniciar exercícios dinâmicos em pé, geralmente usados ​​em ioga ou Pilates. rotinas. Coloque um pé no chão, levante o outro pé atrás de você e dobre o tronco para frente até que o tronco e a perna levantada fiquem paralelos ao chão. Aumente seu tempo nesta posição até dois minutos. Desafie sua propriocepção colocando-a em pé com o pé colocado no joelho da perna em pé, com o joelho dobrado girado para fora.