casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Batata-doce e insulina

Os seus níveis de glicose no sangue são regulados por dois hormônios: glucagon e insulina. O glucagon ajuda a elevar os níveis de glicose no sangue quando eles ficam muito baixos, liberando o excesso de açúcar armazenado no fígado na corrente sanguínea. Em contraste, a insulina ajuda a diminuir os níveis de glicose no sangue quando eles ficam muito altos. Batata-doce contém carboidratos para aumentar a glicose no sangue e, portanto, consumir o vegetal rico em amido desencadeia a produção de insulina no organismo.

Carboidratos e Batata-Doce

Alimentos que contêm carboidratos, como batata-doce, afetam seu sangue níveis de glicose. Carboidratos incluem açúcar, amido e fibras. Carboidratos de açúcar e carboidratos de amido causam o aumento dos níveis de glicose no sangue. Os carboidratos de fibra não elevam o açúcar no sangue. Uma batata-doce cozida de tamanho médio com pele contém 7,39 g de açúcar, 9,04 g de amido e 3,8 g de fibra. Isso significa que, dos 20,23 g de carboidratos totais em uma batata-doce, 16,43 dessas gramas contribuirão para uma elevação nos níveis de glicose no sangue e acionarão a produção de insulina.

Fundamentos da Glicose no Sangue

Depois de consumir uma batata-doce, ela chega ao seu estômago para ser digerida. No estômago, os carboidratos açucarados encontrados na batata-doce passam pelo revestimento do estômago e são absorvidos diretamente na corrente sanguínea. Enquanto isso, os carboidratos de amido da batata doce são decompostos em moléculas de glicose. Uma vez que o amido é convertido em moléculas de glicose, elas atravessam o revestimento do estômago e entram na corrente sanguínea também. A fibra da batata-doce continua a atravessar e sair do seu corpo, não digerida. Seus níveis de insulina aumentam durante o processo de digestão.

Insulina

Comer uma batata doce faz com que os níveis de glicose no sangue subam e desencadeia a produção de insulina. Quando os níveis de glicose no sangue aumentam, o pâncreas recebe um sinal para secretar insulina. A insulina ajuda a transferir moléculas de glicose para fora da corrente sanguínea e para várias células do corpo. O resultado é que os níveis de glicose no sangue diminuem e as células recebem a energia de que precisam para funcionar. A glicose é a principal fonte de energia do seu corpo, e a insulina ajuda a atingir e abastecer as células.

Resistência à insulina

Se você tem resistência à insulina, seu corpo não responde adequadamente aos efeitos da insulina. O resultado é que as moléculas de glicose se acumulam na corrente sanguínea, fazendo com que os níveis de glicose no sangue permaneçam elevados. Se não for tratada, a resistência à insulina pode levar ao diabetes tipo 2. Pessoas com resistência à insulina e diabetes tipo 2 devem seguir uma dieta que monitore a ingestão de carboidratos. Segundo a Associação Americana de Diabetes, as pessoas com diabetes devem consumir cerca de 45g a 60g de carboidratos totais por refeição. As batatas-doces são uma opção saudável de carboidratos complexos em uma dieta para diabetes porque são ricas em fibras alimentares. , , ] ]