casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Interações vitamínicas com metformina

A metformina pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como biguanidas. Muitas vezes é prescrito para reduzir o açúcar no sangue em diabéticos. Esta classe de drogas reduz o açúcar no sangue, afetando a absorção do intestino, a produção no fígado e melhorando a eficácia da insulina. A metformina, como muitas drogas, pode interagir com certos nutrientes no organismo. Isso é conhecido como interação droga-nutriente, e especialista em educação nutricional Janice Herman da Oklahoma State University afirma que essas interações podem levar a deficiências nutricionais ou alterar a eficácia do medicamento.

Vitamina B12

Vitamina B12 é provavelmente o nutriente mais conhecido para interagir com a droga Metformina. O B12 na comida é inacessível até que o ácido e enzimas no estômago o liberem de sua forma ligada. Uma vez livre, a B12 combina-se com uma substância conhecida como fator intrínseco e é absorvida pelos intestinos na corrente sanguínea. O National Institutes of Health Dietary Supplement Fact Sheet observa que a vitamina B12 é encontrada naturalmente em muitos alimentos, especialmente carne vermelha. O jornal Age and Aging de 2006 observa que a absorção de B12 pelos intestinos é dependente de cálcio e a Metformina reduz o açúcar no sangue ao afetar o cálcio. A revista Age and Aging observa que deficiências de B12 e anemias B12 foram observadas em pessoas que tomam metformina. Além disso, quando pararam de tomar o medicamento, a má absorção de B12 resolveu-se. Drugs.com sugere que os níveis de rotina de vitamina B12 no sangue são medidos em intervalos de dois a três anos, enquanto em Metformina.

Cálcio

O cálcio foi concluído para ser o mecanismo para a deficiência de B12 associada à metformina. A revista Age and Aging afirma que a deficiência pode ser revertida simplesmente tomando um suplemento adicional de cálcio com a dose prescrita de metformina. A revista 2000 Diabetes Care observa que uma dose de 1,2 g de carbonato de cálcio reverteu essa deficiência quando administrada por um período de um mês.

Ácido Fólico

Parece haver uma interação fármaco-nutriente entre o ácido fólico e metformina. O mecanismo de ação ainda não é totalmente compreendido e ocorre em menor grau do que o B12. Mas é significativo para mulheres em idade fértil que tomam metformina e aumenta um importante fator de risco para doenças cardíacas. Muitas mulheres com síndrome do ovário policístico, ou SOP, são prescritos Metformina. SOP mostra muitos dos seus sintomas durante a adolescência e em meados dos anos 20 de uma mulher. Um baixo nível de ácido fólico antes da gravidez é um fator de risco para defeitos da medula espinhal, como espinha bífida, no feto. Alta homocisteína é um fator de risco independente para o desenvolvimento de aterosclerose e doença cardíaca. O artigo do International Journal of Medicine and Medical Science 2009 concluiu que a metformina aumenta os níveis de homocisteína, especialmente em homens. Quando 1 mg de ácido fólico por dia foi tomado com metformina, o aumento da homocisteína foi evitado.

Cromo

O cromo é um mineral que é necessário apenas em pequenas concentrações no corpo. A Universidade de Maryland Medical Center observa que poucas pessoas são deficientes nesse nutriente, mas que até 90% dos americanos estão abaixo do que deveriam. O crómio ajuda o corpo a utilizar a insulina de forma mais eficaz e a manter os níveis normais de açúcar no sangue. O cromo é um suplemento popular para a regulação do açúcar no sangue entre diabéticos e não diabéticos. A Universidade de Maryland Medical Center afirma que o cromo pode aumentar a eficácia dos medicamentos para diabetes, como a metformina. Ele observa que os suplementos de cromo tomados com metformina podem causar níveis baixos de açúcar no sangue e que as pessoas que tomam este medicamento podem exigir doses mais baixas do medicamento devido ao efeito adicional.