casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Idade das pessoas afetadas por diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 foi uma vez - por definição - uma doença em adultos, mas isso não é mais o caso. Enquanto a idade média de início é de 46 anos, de acordo com os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição de 1999 a 2000, o diabetes tipo 2 em adultos jovens e até mesmo em adolescentes está se tornando mais comum. Além disso, uma parcela significativa da população com mais de 65 anos tem diabetes tipo 2. Qualquer pessoa considerada de alto risco para o desenvolvimento de diabetes, e cada adulto com 45 anos ou mais, deve ser rastreada regularmente para esta condição.

Diabetes tipo 2 na juventude

Diabetes tipo 2 é cada vez mais comum geração mais jovem da América. Um estudo multicêntrico de 2008 a 2009 conduzido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e pelos Institutos Nacionais de Saúde confirmaram essa tendência, descobrindo que durante o período do estudo, 5.089 pessoas com menos de 20 anos foram diagnosticadas com diabetes tipo 2. Embora isso seja significativamente menor em comparação com os 18.436 jovens com menos de 20 anos que foram diagnosticados com diabetes tipo 1 no mesmo ano, dados do estudo publicados na edição de maio de 2014 do "JAMA" mostram um aumento de 30,5% no número de jovens diagnosticados com tipo 2 diabetes em 2009 em comparação com 2001. Os pesquisadores acreditam que, em crianças, esse aumento pode ser amplamente atribuído ao aumento da obesidade infantil. De acordo com o CDC, uma em cada seis crianças americanas é considerada obesa.

Diabetes tipo 2 em pré-adolescentes e adolescentes

Enquanto crianças a partir de 3 são conhecidas por desenvolver diabetes tipo 2, os dados do CDC descrevem que os jovens entre 10 e 19 anos têm um risco substancialmente maior de desenvolver essa doença em comparação com crianças menores de 10 anos. Enquanto a pesquisa sobre causas está em andamento, um artigo de revisão de dezembro de 2013 publicado no "World Journal of Diabetes" discute uma ligação entre puberdade e desenvolvimento de diabetes tipo 2. Durante a puberdade, a resistência à insulina é mais comum. Essa redução da eficácia da insulina - o hormônio responsável pela remoção do excesso de açúcar do sangue - faz com que o organismo compense mais insulina, e esse processo pode levar à redução da produção de insulina e ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 2 em adultos jovens

A presença de diabetes tipo 2 em adultos jovens - aqueles com idades entre 20 e 44 anos - também é atribuída à crescente epidemia de obesidade. De acordo com o CDC, em 2012, aproximadamente 4% dos americanos entre 20 e 44 anos tinham diabetes tipo 2. Esta faixa etária representou 4,3 milhões, ou cerca de 15 por cento dos 28,9 milhões de pessoas com mais de 20 anos afetados pelo diabetes. Aqueles com uma história parental de diabetes estão em maior risco de desenvolvimento da doença em comparação com aqueles sem. Além disso, diabetes tipo 2 é mais comum em grupos étnicos, como americanos asiáticos, nativos americanos, hispânicos, negros e nativos do Alasca.

Diabetes tipo 2 em adultos de meia-idade

Embora possa parecer que ocorre diabetes mais frequentemente em pessoas com mais de 65 anos, adultos de meia-idade, ou aqueles entre as idades de 45 e 64 anos, são mais propensos do que qualquer outro grupo etário a desenvolver diabetes tipo 2. Dados do CDC de 2012 estimaram que pouco mais de 16% de todos os adultos entre 45 e 64 anos tinham diabetes tipo 2 e 13,4 milhões - ou 46% - dos 28,9 milhões de adultos com diabetes se enquadravam nesse grupo. Tal como acontece com outros grupos etários, a obesidade é altamente - embora não exclusivamente - correlacionada com o diagnóstico de diabetes nesta faixa etária. Outros fatores de risco incluem histórico familiar e falta de atividade física.

Diabetes tipo 2 em adultos mais velhos

Adultos 65 e mais são um pouco menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2 do que suas contrapartes de meia-idade, com 11,2 milhões de idosos compõem os 28,9 milhões de adultos que tiveram diabetes em 2012, de acordo com estatísticas do CDC. No entanto, este grupo tem a maior percentagem de membros que vivem com um diagnóstico de diabetes - mais de 25 por cento dos adultos com idade acima de 65 anos têm diabetes. Isso é marcadamente maior do que os 12,3% de todos os adultos com mais de 20 anos que têm diabetes.

Adultos com 45 anos ou mais devem receber rastreio regular de diabetes durante as visitas anuais de cuidados bem-sucedidos. Além disso, qualquer pessoa com idade inferior a 45 anos com fatores de risco - como obesidade, história familiar de diabetes ou alguém cuja etnia seja considerada de alto risco - também deve ser examinada regularmente. Por causa da forte ligação entre obesidade, inatividade e diabetes tipo 2, o esforço para manter um peso corporal saudável e praticar exercícios físicos regulares reduz os riscos. Mesmo pré-diabetes, uma condição na qual o nível de açúcar no sangue está acima da faixa normal, mas não alto o suficiente para se qualificar como diabetes, pode ser revertido com essas mudanças no estilo de vida. Qualquer pessoa com sintomas comuns de diabetes, incluindo sede extrema, fadiga, perda de peso ou visão borrada, deve consultar seu médico.