casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cálcio e Magnésio para Prevenir Obstipação

O cálcio é um mineral vital conhecido por seu papel no desenvolvimento e suporte dos ossos e no tratamento da osteoporose ou perda óssea. No entanto, estudos recentes mostram que o cálcio pode reduzir o risco de pressão alta e câncer colorretal e também é benéfico na perda de peso. No entanto, o consumo de cálcio suplementar em grandes quantidades pode, em algum momento, resultar em constipação. O magnésio consumido com cálcio ajuda a compensar esse efeito colateral.

O cálcio se liga à bile e à gordura no intestino e é excretado durante um movimento intestinal, o que ajuda a limpar o cólon. No entanto, quando o cálcio é consumido em excesso, esse mesmo efeito de ligação pode endurecer as fezes, levando à constipação. A maioria das pessoas obtém uma quantidade baixa a moderada de cálcio em suas dietas através de produtos lácteos, frutas e legumes. Adicionar suplemento de cálcio à mistura pode causar problemas.

O magnésio é um mineral importante para a saúde cardiovascular e muscular. Também funciona como um laxante suave, relaxando os músculos lisos do intestino e ajudando o intestino a reter a água. Isso, por sua vez, ajuda a promover movimentos intestinais mais suaves.

Fontes O cálcio dietético pode ser obtido a partir de produtos lácteos e também uma variedade de frutas e legumes, especialmente folhas verdes. As fontes dietéticas de cálcio raramente causam constipação porque esses alimentos costumam ser ricos em magnésio, fibras e outros micronutrientes que ajudam na saúde digestiva. Cálcio suplementar está disponível em comprimido, líquido e mastigável, como é o magnésio.

A dose média de cálcio é de 1.000 mg por dia para adultos. Adolescentes e indivíduos idosos podem precisar de até 1.300 mg por dia. Recomenda-se que o cálcio seja tomado em doses menores porque o corpo só pode absorver cerca de 300 mg a 500 mg a qualquer momento. A dose máxima de cálcio é de cerca de 2.500 mg a 3.000 mg por dia. O NIH recomendado diária de suplementação de magnésio para adultos varia de cerca de 300 mg a 400 mg por dia.