casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Fatos sobre baixo potássio e baixo ferro

Potássio e ferro são dois minerais necessários para manter seu corpo funcionando corretamente. Quando você tem baixos níveis de minerais, você pode experimentar efeitos colaterais sérios e às vezes com risco de vida. O conhecimento dos sintomas dos baixos níveis de cada um deles garante que você reconheça sinais de alerta antes que seus níveis caiam demais.

Níveis Normal /Baixo

Ambos os níveis de potássio e ferro podem ser determinados por um simples exame de sangue. Os níveis normais de potássio no sangue variam de 3,6 a 4,8 miliequivalentes por litro, de acordo com a Mayo Clinic. Baixos níveis de potássio - também conhecidos como hipocalemia - são definidos como menos de 2,5 miliequivalentes por litro. Testes de anemia medem a quantidade de hemoglobina - a substância que move as células vermelhas do sangue - no corpo, de acordo com o National Anemia Action Council. Os níveis baixos são considerados inferiores a 13g por decilitro. No entanto, anemia severa ocorre quando os níveis de uma pessoa caem abaixo de 8g por decilitro.

Causas

Baixos níveis de ferro ocorrem com ingestão dietética insuficiente, após um surto de crescimento, durante a gravidez ou depois de ter perdido uma quantidade significativa de sangue, como após uma cirurgia ou uma lesão, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família. Causas de baixo potássio incluem o uso de diuréticos, diarréia crônica, insuficiência renal, vômitos freqüentes e abuso de laxantes, de acordo com a Clínica Mayo.

Sintomas

Os sintomas de baixo potássio incluem fraqueza, dificuldade de mover os músculos, cãibras musculares, constipação e um batimento cardíaco irregular, em casos graves, de acordo com a Clínica Mayo. Anemia, por outro lado, pode não causar sintomas até que os níveis caiam muito baixos, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família. Elas podem incluir palor, fadiga, falta de ar, taquicardia, extremidades frias, unhas quebradiças e tontura.

Prevenção

Uma dieta saudável variada em seleções de alimentos pode ajudar a combater tanto a anemia quanto a hipocalemia - exceto em os casos de mau funcionamento do corpo, como insuficiência renal. Alimentos ricos em potássio incluem bananas, farelo, granola, kiwi, feijão, leite, pêssegos, manteiga de amendoim, feijão e ervilhas, de acordo com MedlinePlus. Alimentos ricos em ferro incluem carnes, como fígado, frutos do mar, frutas secas, nozes, feijão, espinafre, grãos integrais e alimentos fortificados com ferro, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família.

Aviso

Tomar suplementos de ferro ou potássio pode ajudar a elevar seus níveis de minerais, eles podem ser acompanhados por efeitos colaterais prejudiciais. Por exemplo, as pílulas de ferro podem causar constipação e náusea, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família. Aqueles que tomam suplementos de potássio, mas ainda experimentam níveis baixos, podem precisar receber potássio intravenoso, de acordo com o MedlinePlus.

, , ] ]