casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que acontece se você obtiver muito cálcio?

O cálcio é um mineral necessário para uma boa saúde, especialmente a saúde dos ossos. Encontrados em alimentos e em suplementos, as fontes de cálcio são abundantes. Embora as chances de adquirir cálcio excessivo por meio de dieta e suplementos sejam raras, isso pode ocorrer. Sérios problemas de saúde podem ocorrer como resultado de altos níveis de cálcio em seu corpo.

Sobre cálcio

O cálcio está presente principalmente nos ossos e dentes, dando-lhes força e densidade. Este mineral também está presente no fluido entre as células, no sangue e nos músculos, e desempenha um papel no funcionamento dos músculos, vasos sangüíneos e sistema nervoso. Alimentos lácteos são a fonte mais abundante de cálcio, mas você também pode consumir cálcio através de vegetais e grãos. Suplementos de cálcio também estão disponíveis.

Níveis Diários Recomendados

Os requerimentos de cálcio variam com a idade. O nível recomendado pelos Institutos Nacionais de Saúde para adultos de 19 a 50 é de 1.000 mg de cálcio por dia. As necessidades de cálcio dos homens de 51 anos ou mais permanecem em 1.000 mg por dia, mas isso aumenta para 1.200 mg após os 70 anos. Depois dos 50 anos, as mulheres precisam de mais cálcio - cerca de 1.200 mg por dia. O cálcio é particularmente importante dos 9 aos 18 anos, quando os ossos estão crescendo, o que consome 1.300 mg por dia. As crianças mais jovens precisam de menos - 700 mg de cálcio para crianças de 1 a 3 anos, aumentando para 1.000 mg de 4 a 8.

Demasiado cálcio

A hipercalcemia se refere a altos níveis de cálcio na corrente sanguínea. Consumir cálcio através de alimentos e suplementos geralmente não resulta em hipercalcemia, mas pode ocorrer em casos raros. Você corre mais risco se tiver problemas de tireoide, a saber, hiperparatiroidismo primário. O excesso de cálcio pode levar à insuficiência renal, pedras nos rins, calcificação dos vasos sanguíneos e tecidos moles e cálcio na urina. Suplementos de cálcio podem colocar você mais em risco de pedras nos rins do que alimentos ricos em cálcio.

Limites superiores toleráveis ​​

Crianças de 9 a 18 anos, que geralmente precisam do cálcio mais diário, devem limitar a ingestão de cálcio a 3.000 mg por dia, o limite superior tolerável. Para adultos de 19 a 50 anos, o limite é de 2.500 mg de cálcio diário, diminuindo até o limite de 2.000 mg para idosos com 51 anos ou mais. A vitamina D ajuda o corpo a absorver cálcio, por isso o consumo de alimentos como gema de ovo, fígado e leite fortificado, bem como a exposição ao sol, ajudam a manter o cálcio no sistema.