casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Guaraná Comparado à Cafeína

Existem muitas bebidas que contêm estimulantes que fornecem um choque de energia, incluindo chá preto e verde, café, refrigerante e bebidas de alta energia contendo guaraná. No entanto, é importante escolher cuidadosamente bebidas com estimulantes, pois elas podem não apenas fornecer energia em excesso, mas também podem produzir efeitos colaterais negativos significativos logo após o consumo.

Cafeína

A cafeína é o estimulante mais consumido em o mundo. É raro encontrar alguém que não ingira alguma forma de cafeína diariamente, mesmo que seja apenas de manhã para ir para o dia, muitas vezes através de bebidas quentes ou frias e chocolate. No entanto, de acordo com o Sloan-Kettering Cancer Center, deve-se ter cuidado para evitar a mistura de cafeína com guaraná, pois ambos contêm cafeína estimulante.

Guaraná

Guaraná, também conhecida como goma guaraná, semente de guaraná , cacau zoom e cacau brasileiro, é um estimulante natural cultivado no Brasil a partir do arbusto ou árvore Paullinia cupana Kunth. É um membro da família dos arbustos Sapindacae. Historicamente, de acordo com a FoodProcessing.com, as tribos tupi e guaraná no Brasil usaram a planta de guaraná para tratar as queixas gastrointestinais e melhorar a qualidade de vida, como se acredita que dê a quem a consome mais força e energia. No entanto, as alegações de perda de peso ainda não foram comprovadas. De acordo com a FoodProcessing.com, “o grande argumento de venda de muitos produtos contendo guaraná nos dias de hoje depende de sugestões de que o guaraná pode ajudar na memória e diminuir a memória”. Entretanto, em um estudo de 2004 publicado no "Journal of Pharmacology, Biochemistry and Behavior", voluntários que receberam extrato de guaraná relataram um aumento nas habilidades cognitivas, incluindo atenção, velocidade de memória e memória de trabalho. > De acordo com a Clínica Mayo, o consumo de 2 a 4 xícaras de café - cerca de 200 a 300 mg de cafeína - por dia é bom; consumir 4 a 7 xícaras - 500 a 600 mg por dia de cafeína - é excessivo e pode até ser prejudicial. As sementes da planta guaraná contêm a maior porcentagem de cafeína na planta de guaraná. Por razões de segurança, o guaraná é listado no banco de dados de plantas venenosas da Food and Drug Administration.

Aviso

Efeitos colaterais graves de consumir muito guaraná e /ou cafeína incluem batimento cardíaco rápido ou irregular, pressão arterial elevada e dor de cabeça . Irritabilidade e insônia também são efeitos adversos potenciais do uso do guaraná e da cafeína, especialmente quando tomados em conjunto, já que o guaraná pode ter um efeito aditivo com a cafeína.