casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Riscos de óleo de semente de cenoura

Óleo de semente de cenoura - feito das sementes da planta de cenoura selvagem - é uma substância diferente do óleo de cenoura, que é extraído da raiz. Óleo de semente de cenoura é usado topicamente para rejuvenescer a pele; Ele também tem sido utilizado internamente na medicina popular. Embora o óleo de cenoura tenha demonstrado efeitos benéficos em estudos com animais, faltam estudos clínicos. Os riscos do óleo de cenoura envolvem quantidades mínimas de miristicina - um agente psicoativo - no óleo. Nas doses recomendadas, a miristicina não deve apresentar nenhum problema. Consulte o seu médico antes de usar óleo de semente de cenoura.

O óleo de semente de cenoura é extraído através de destilação a vapor das sementes da cenoura selvagem, uma erva anual ou bienal botanicamente conhecido como Daucus carota. Cenoura silvestre cresce como uma erva daninha na estrada em partes temperadas dos Estados Unidos, e apresenta folhas de penas; um aglomerado de flores de aparência rendada; e uma raiz fibrosa e não comestível. O óleo laranja-marrom, com cheiro adocicado atualmente é usado como uma fragrância em sabonetes e cosméticos, bem como um agente aromatizante em doces, bebidas e produtos de panificação. O óleo de semente de cenoura era tradicionalmente usado para baixar a pressão sanguínea, proteger o fígado, tratar o câncer e doenças cardíacas e aliviar o inchaço e gases.

Maquiagem e efeitos químicos

Óleo de semente de cenoura contém até 13% de alfa pineno e até 18% de carotol. Outros conteúdos incluem daucol, limoneno, beta-bisaboleno, eugenol, vanilina, vários terpenóides, cumarina e ácidos palmítico e butírico. Drugs.com - que fornece informações médicas revisadas por pares aos consumidores - credita óleo de semente de cenoura com ação relaxante de músculo liso, bem como a capacidade de proteger o fígado, dilatar os vasos sangüíneos e baixar a pressão arterial em estudos com animais. O site acrescenta que o óleo de semente de cenoura contém um alucinógeno chamado myristicin, e adverte que a ingestão de grandes quantidades pode causar efeitos neurológicos, incluindo alucinações. Dermaxime.com, um site de cuidados da pele, endossa óleo de semente de cenoura para estimular o crescimento celular e rejuvenescer a pele envelhecida, desidratada e danificada.

Pesquisa

Em um estudo publicado em 2003 no "Journal of Agricultural and Food Chemistry" "Os pesquisadores descobriram que a miristicina - também encontrada na noz-moscada - tinha um efeito protetor extraordinariamente potente nos fígados de camundongos, obtido pela inibição da liberação de TNF-alfa pelos macrófagos. Em uma avaliação toxicológica da miristicina publicada em 1997 em "Natural Toxins", os autores relataram que a toxicidade da miristicina parecia ser baixa, sem efeitos tóxicos observados em ratos na dose de 4 mg por quilo de peso corporal. Observando que 6 a 7 mg de miristolina podem causar intoxicação em humanos, os pesquisadores acharam improvável que a ingestão de miristicina a partir de óleos essenciais causasse efeitos adversos. Eles acrescentaram que mais estudos seriam necessários antes de fazer uma avaliação completa dos riscos.

Uso e considerações

A miristicina em grandes quantidades pode causar delírio, desorientação e alucinações. No entanto, seria necessário ingerir grandes quantidades de óleo de semente de cenoura para ser afetado pela mirristicina. Economypoint.org aconselha não mais do que 3 a 4 gotas três vezes ao dia para apoiar um fígado saudável. Consulte o seu médico antes de tomar óleo de semente de cenoura e não o tome se estiver grávida ou amamentando. Não exceda as doses recomendadas de óleo de semente de cenoura.