casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

É mais provável que a toxicidade da vitamina A ocorra com relação ao que?

A vitamina A refere-se a um grupo de compostos que afetam sua visão, saúde óssea, sistema imunológico e capacidades reprodutivas. Duas categorias de vitamina A existem nos alimentos. Alimentos de origem animal contêm vitamina A pré-formada, também conhecida como retinol. Frutas e legumes contêm carotenóides. A toxicidade da vitamina A é chamada hipervitaminose A e é causada pelo consumo excessivo de fontes animais de vitamina A, geralmente na forma de suplementos.

Fontes de Vitamina A

Fontes animais de vitamina A incluem fígado, bacalhau óleo de fígado, manteiga, leite e ovos. Alimentos vegetais ricos em vitamina A incluem batata-doce, abóboras, cenouras, espinafre e outras verduras. A força relativa da vitamina A depende da fonte de alimento. A vitamina A baseada em plantas, comumente chamada beta-caroteno, é menos facilmente absorvida do que o retinol em alimentos de origem animal, de acordo com o Instituto Linus Pauling na Universidade Estadual de Oregon. Equivalência de atividade do Retinol -

Equivalência de atividade do retinol ou RAE, mede a força da vitamina A nos alimentos em relação à sua forma mais potente, ou retinol, que é o tipo de vitamina A em ovos e produtos lácteos. Por exemplo, o beta-caroteno em cenouras tem um RAE de 12: 1, o que significa que 12 microgramas de beta-caroteno são necessários para produzir 1 micrograma de retinol. Isso ocorre porque o beta-caroteno em alimentos vegetais é menos facilmente absorvido. No entanto, o beta-caroteno em óleo tem um RAE de 2: 1, tornando-a metade tão potente quanto a vitamina A baseada em animais. Toxicidade

O Escritório de Suplementos Dietéticos recomenda que os homens consumam 900 microgramas de RAE por dia. Isso é equivalente a 3.000 UI. As mulheres devem consumir 700 microgramas por dia, ou seja, 2.310 UI. Exceder o consumo recomendado pode resultar em toxicidade, especialmente se for na forma de vitamina A pré-formada ou retinol em alimentos de origem animal e suplementos. De acordo com o Instituto Linus Pauling, a toxicidade pode ocorrer rapidamente a partir de uma exposição muito alta ou consumir um pouco acima da ingestão recomendada por um longo período.

Tolerável nível superior

A toxicidade da vitamina A geralmente resulta do consumo de 10 vezes o consumo recomendado, ou aproximadamente 33.000 UI, durante um longo período. É melhor não exceder 10.000 UI de vitamina A por dia, o que é conhecido como o nível tolerável de ingestão de retinol, abaixo do qual não ocorrem sintomas de toxicidade. No entanto, as evidências sugerem que, para algumas populações, incluindo os idosos e alcoólatras, esse nível pode se tornar tóxico. Pergunte ao seu médico para obter mais informações sobre a quantidade de vitamina A que é certo para você.

Sintomas de toxicidade

A toxicidade da vitamina A inclui náuseas, dor de cabeça, fadiga e perda de apetite, e pode envolver seca, coceira dor na pele, ossos e articulações. Acúmulo de fluido ao redor do cérebro, uma condição conhecida como edema cerebral, também pode ocorrer. Se for grave, pode resultar em danos ao fígado, sangramento excessivo e coma.