casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Beta-caroteno e câncer de pulmão

Beta-caroteno é um produto químico que ocorre na natureza como um corante para vários vegetais. O beta-caroteno é um componente essencial de uma dieta saudável.

Infelizmente, quando o beta-caroteno é tomado em grandes quantidades como um suplemento dietético, pode aumentar a ocorrência de câncer de pulmão entre fumantes e pessoas expostas ao amianto.

Na sua forma natural, o beta-caroteno é um membro da família dos carotenóides de produtos químicos, que dá a alguns vegetais suas cores laranja, vermelha ou amarela, como as cenouras.

Quando uma cenoura é comida, o beta-caroteno se converte em vitamina A no organismo. A vitamina A é fundamental para o funcionamento do corpo humano.

Deficiência

A falta de vitamina A pode fazer as crianças ficarem cegas ou morrerem. Mulheres grávidas deficientes em vitamina A podem desenvolver cegueira noturna, em que uma pessoa tem sérios problemas para ver à noite ou em quartos mal iluminados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está realizando uma campanha contra a deficiência de vitamina A em áreas da África e Sudeste da Ásia, como descrito em um artigo da OMS, "deficiência de vitamina A."

Câncer de pulmão

Cientistas esperavam Proteja os fumantes de câncer de pulmão, fazendo-os ingerir suplementos diários de beta-caroteno em grandes quantidades. O beta-caroteno nos alimentos é conhecido por ser um antioxidante, uma substância que protege as células de danos químicos.

Dois estudos, um na Finlândia e um nos Estados Unidos, recrutaram milhares de homens e mulheres que eram fumantes, ex-fumantes e pessoas expostas ao amianto através de seus empregos. Alguns participantes do estudo tomaram grandes quantidades diárias de suplementos de beta-caroteno; outros receberam pílulas de placebo. Infelizmente, ambos os estudos revelaram que os participantes que tomavam grandes quantidades diárias de suplementos de beta-caroteno tinham taxas mais altas de câncer de pulmão do que os participantes que tomavam pílulas de placebo. Um resumo do Instituto Nacional do Câncer, "Suplementos de beta-caroteno confirmados como nocivos para aqueles em risco de câncer de pulmão", mostra que a taxa de câncer de pulmão entre os participantes do estudo sobre suplementos de beta-caroteno foi 16% maior e entre os americanos a taxa foi 28 por cento maior.

Outro estudo americano, no qual os não-fumantes recebiam suplementos diários de beta-caroteno, não mostrou nenhum efeito sobre os não-fumantes, nem bons nem maus.

Warning

Uma teoria sobre por que os suplementos de beta-caroteno aumentaram a taxa de câncer nesses estudos sugere que a fumaça do cigarro nos pulmões dos fumantes ou a exposição ao amianto cria um ambiente pulmonar no qual o beta-caroteno, quando se decompõe, assume formas incomuns que podem ajudar o câncer para desenvolver.

Fumantes, ex-fumantes e pessoas que foram expostas ao amianto devem evitar grandes suplementos diários de beta-caroteno.

Um ensaio de 2007 "Vitamina A", produzido pelo Linus Pauling Instituto em Oregon S Universidade de Tate, recomenda que as pessoas devem rever qualquer pílula multivitamínico diária que eles estão tomando para se certificar de que ele contém não mais do que 2.500 UI de vitamina A.

Se eles estão obtendo sua vitamina A através de um suplemento tablet ou gel Não deve conter mais de 5.000 UI de vitamina A, e apenas 50% dela deve vir do beta-caroteno.