casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vs Naturais. Ácido Fólico Sintético

O folato, também conhecido como folacina, e o ácido fólico são formas diferentes da mesma vitamina. De acordo com o Office of Dietary Supplements, o nome vem do “follium”, que é a palavra latina para folha. O folato é a forma natural da vitamina encontrada nos alimentos, enquanto o ácido fólico é a forma sintética usada nos suplementos dietéticos e nos alimentos enriquecidos. O ácido fólico e o ácido fólico atuam da mesma maneira no organismo, com uma exceção: o ácido fólico é mais bem absorvido que a forma natural. Você só precisa de 60 microgramas de ácido fólico para obter os mesmos benefícios de 100 microgramas de folato, de acordo com a nutricionista Monica Reinagel, MS, LN.

Folato

O folato é necessário para fazer RNA e DNA, que contêm os códigos que seu corpo precisa para construir células. Também impede alterações no RNA e no DNA que podem levar ao câncer. Você precisa de folato para produzir glóbulos vermelhos normais. O folato é encontrado em vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e legumes. Pães e cereais são fortificados com ácido fólico. O Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina recomenda que os adultos recebam 400 microgramas de folato ou ácido fólico todos os dias.

Deficiência

A deficiência de folato pode ocorrer quando você não obtém folato suficiente da sua dieta, ou se você tomar certos medicamentos que interferem com o seu metabolismo. Condições médicas, como gravidez, lactação, alcoolismo, síndromes de má absorção, doenças renais e hepáticas, podem aumentar sua necessidade. Deficiência de folato pode levar à anemia megaloblástica, uma condição em que as células do sangue são maiores que o normal e os núcleos também são muito grandes.

Ácido Fólico

Suplementos de ácido fólico ajudam a prevenir defeitos do tubo neural e outras malformações quando tomadas antes e durante as primeiras semanas de gravidez. Como o Instituto de Medicina recomenda que as mulheres recebam o folato da forma sintética, é importante que as mulheres grávidas consuma 400 microgramas de ácido fólico todos os dias a partir de suplementos e /ou alimentos enriquecidos juntamente com folato alimentar de uma dieta variada para reduzir o risco de defeitos congênitos, observa a Universidade da Flórida. O ácido fólico também reduz os níveis de homocisteína, que é uma proteína do sangue. Um nível elevado de homocisteína no sangue é um fator de risco para doenças cardiovasculares, observa o Escritório de Suplementos Dietéticos. No entanto, um artigo publicado em fevereiro de 2011 no "Journal of Inherited Metabolic Disease" observa que estudos recentes lançam dúvidas sobre o papel das vitaminas B e da homocisteína na doença cardiovascular.

Precauções

O Instituto de Medicina define o limite superior tolerável para o ácido fólico em 1.000 microgramas por dia. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, tomar grandes quantidades de ácido fólico pode mascarar uma deficiência de B-12, que, se não for tratada, pode levar a danos nos nervos. Não deve tomar suplementos de ácido fólico antes de consultar o seu médico se tiver mais de 50 anos ou se estiver em risco de doença cardiovascular.

, , ] ]